Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Para OAB/AL, projeto de lei do TC que cria cargo de assessor jurídico é inconstitucional

    há 12 anos

    Omar Coêlho diz que cargo é privativo de advogados, não podendo ser ocupado por bacharéis em Direito

    O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas, Omar Coêlho de Mello, afirmou nesta segunda-feira (14/05) que o projeto de lei do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, que reestrutura os cargos em comissão no órgão, está em desacordo com a Constituição Federal e com a Lei Federal 8.906/94, que dispõe sobre o Estatuto da Advocacia.

    Segundo Omar Coêlho, o parágrafo segundo do artigo 5º do projeto de lei, prevê a criação do cargo de assessor jurídico a ser ocupado por bacharéis em Direito. O Estatuto da Advocacia, que é uma lei federal, prevê, logo em seu artigo primeiro, no inciso dois, que a atividade de assessoria jurídica é privativa da advocacia. Portanto ao exigir que o ocupante tenha apenas formação superior em Direito, o dispositivo do projeto de lei se torna ilegal, afirmou. Além disso, segundo Omar Coêlho, o dispositivo é inconstitucional porque a Constituição federal atribui à União competência privativa para legislar sobre condições para o exercício de profissões (art. 22, XVI).

    Ainda segundo Omar Coêlho, a previsão é de que sejam criados 24 cargos, com subsídio de R$ 6.500,00. Já pedi que minha assessoria solicite uma audiência com o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Luiz Eustáquio Toledo, para esclarecer o caso. Se não conseguirmos que o próprio Tribunal intervenha junto à Assembleia para que seja feita a mudança no projeto por algum parlamentar, iremos ao Legislativo para tentar mais uma vez a devida correção do projeto. Caso contrário, ainda poderemos pedir ao governador do Estado o veto por inconstitucionalidade e, por fim, propor o ajuizamento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, avisou.

    Luiza Barreiros e Marcelo Alves

    Assessoria de Comunicação OAB/AL

    (82) 2121 3215/9104 7735

    ascom@oab-al.org.br

    @OABALAGOAS

    Fonte: Ascom OAB/AL

    • Publicações4229
    • Seguidores25
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/para-oab-al-projeto-de-lei-do-tc-que-cria-cargo-de-assessor-juridico-e-inconstitucional/3117604

    Informações relacionadas

    Lacerda Novaes, Bacharel em Direito
    Artigoshá 7 anos

    Diferença entre Bacharel em Direito e Advogado

    Anape processa Governo de Alagoas em defesa dos concursados. OAB apoia!

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)