Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Para PGR, lei do AP que equipara salários de agentes e oficiais da polícia civil aos de delegados é inconstitucional

    Em parecer encaminhado ao STF, Rodrigo Janot aponta vício formal e material do norma

    há 10 anos

    O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer favorável à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4724, de autoria do governador do Amapá. A ação questiona a Lei estadual 1595/2011, que autoriza o Poder Executivo a conceder aumento aos subsídios dos agentes e oficiais da Polícia Civil, vinculando-os aos vencimentos dos delegados de polícia. O relator da ação é o ministro Celso de Mello.

    A inicial da ação relata que a lei impugnada teve origem em um projeto da Assembleia Legislativa e alega ofensa ao princípio da separação de poderes (art. 2º), ao princípio da simetria (art. 25) e aos princípios orçamentários (art. 169, 1º, I e II) estabelecidos na Constituição Federal.

    O parecer do PGR destaca que, em sucessivos julgamentos, o STF tem afirmado que a iniciativa de lei sobre a remuneração de servidores públicos compete ao chefe do Poder Executivo. "Cabe ressaltar que as leis de iniciativa parlamentar cujo teor tão somente autorize a concessão de vantagem pecuniária a servidores públicos também padecem de inconstitucionalidade formal", completa.

    Além do vício de iniciativa, a Procuradoria-Geral da República ainda aponta inconstitucionalidade material por vincular o subsídio dos agentes e oficiais de Polícia Civil aos fixados para os delegados de polícia. Isso estabelece relação de correspondência entre os subsídios, em afronta do art. 37, XIII, da Constituição Federal, que veda a vinculação ou equiparação remuneratória entre diferentes categorias de servidores.

    Secretaria de Comunicação Social

    Procuradoria Geral da República

    (61) 3105-6404/6408

    • Publicações37267
    • Seguidores712
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações138
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/para-pgr-lei-do-ap-que-equipara-salarios-de-agentes-e-oficiais-da-policia-civil-aos-de-delegados-e-inconstitucional/118196544

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)