Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Paraná pode ganhar mais 451 vereadores

    Aumento ocorrerá se a Proposta de Emenda Constitucional nº 20 for aprovada ainda este ano; em todo o País serão mais de 7 mil cadeiras

    Curitiba - Estimativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) revela que, se a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) número 20 entrar em vigor, o Paraná deve ganhar mais 451 vereadores. Atualmente, segundo dados da CNM, o Estado teria 3.692 vereadores. O crescimento, portanto, ficaria em torno de 12%. Na Câmara de Curitiba, o número de cadeiras subiria de 38 para 41. Em Londrina, o Legislativo subiria de 19 para 25 cadeiras. A chamada ''PEC dos vereadores'' ajusta o número de cadeiras de acordo com o tamanho da população. A estimativa da CNM leva em conta o número de habitantes em 2008 registrado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    A ''PEC dos vereadores'' entraria na pauta do Senado ontem, mas, até o fechamento desta edição, o assunto ainda não havia sido votado. A idéia era votar a medida ontem já em dois turnos. Se o texto fosse aprovado pelos senadores sem modificações, a PEC não precisaria seguir para apreciação dos deputados federais.

    Em entrevista à Reportagem, o senador Flávio Arns (PT) disse que é favorável à PEC por dois motivos: ''Acho que resolve uma distorção criada pelo Tribunal Superior Eleitoral, que foi o último a 'normatizar' sobre o assunto, e não cria um aumento de despesa''. Apesar do aumento no número de vereadores, não há previsão de aumento de repasses aos Legislativos municipais.

    Questionado sobre a necessidade, para o eleitor, de se ter mais representantes em câmaras municipais, Arns disse que a questão é outra. ''O objetivo não é aumentar o número de vereadores. É eliminar as discrepâncias. É importante que as cadeiras fiquem proporcionais à população.'' O petista admitiu, contudo, que, no futuro, de fato será preciso repensar o número de cadeiras em geral, independente da relação vereador e habitante. ''Sou favorável à PEC porque é uma PEC de correção, mas é claro que o número de cadeiras deve ser repensado.''

    A assessoria de imprensa do senador Alvaro Dias (PSDB) disse que o tucano é autor de uma proposta que reduz o número de parlamentares, em todos os níveis, mas não soube informar se o tucano votaria contra a ''PEC dos vereadores'', já que haveria um consenso entre os senadores com relação ao menos à necessidade de ''ajuste'' da relação entre vereador e habitante. A proposta do senador foi protocolada na Casa em 1999, mas não entrou na pauta de votações até agora. A Reportagem não obteve retorno do senador Osmar Dias (PDT).

    A PEC, que se aprovada já vale para 2009, altera a redação do inciso IV do caput do artigo 29 da Constituição Federal , que trata das disposições relativas à recomposição das câmaras municipais. O número máximo de vereadores será de 9, para os municípios que tenham até 15 mil habitantes, e o máximo de 55, para as cidades que tenham mais de 8 milhões de pessoas.

    Ainda segundo a CNM, o total de vereadores no País passará de 51.748 para 59.602, o que representa um crescimento de 15,2%.

    Fonte: Folha de Londrina

    • Publicações9539
    • Seguidores89
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/parana-pode-ganhar-mais-451-vereadores/418184

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)