Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
22 de Maio de 2024

PASEP: Decisão favorável aos servidores públicos no STJ!

Desfalques nas contas do PASEP devem ser restituídos aos servidores!

há 8 meses

Recurso sobre desfalques nas contas do PASEP dos servidores públicos é julgado no STJ e tem tese firmada favorável aos servidores, sejam militares ou civis.

Entenda o caso: Todo o servidor que ingressou no serviço público, seja civil ou militar, antes de 1988, precisamente antes de 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição da Republica, era inscrito no programa e tinha creditado em sua conta todo o ano um valor relativo ao PASEP, Programa de Formacao do Patrimonio do Servidor Público, cujo valor ia se acumulando, acrescido de juros e correção monetária.

O valor só poderia ser sacado mediante hipóteses específicas, dentre as quais, a mais comum era a aposentadoria do servidor.

Ocorre que, apesar de os depósitos anuais terem sido cessados com o advento da Constituição, o valor que havia em conta antes de 5 de outubro de 1988 deveria continuar sendo corrigido e acrescido de juros.

Aqui residiu a celeuma levada ao judiciário. A maioria esmagadora dos servidores, civis ou militares, muitos após mais de 30 anos de serviço, ao se aposentarem e efetuarem o saque do PASEP, se depararam com quantias irrisórias em sua conta, variando entre quinhentos e mil e quinhentos reais.

Ao solicitarem os extratos notaram inúmeros desfalques na conta sem qualquer justificativa plausível, sendo que em valores de hoje, há depósitos que passariam de cem mil reais.

Desse modo, ao chegar no STJ, a controvérsia foi decidida a favor dos servidores, os quais, comprovando a existência de depósitos antes de outubro de 1988, bem como a ocorrência dos desfalques em sua conta (o que normalmente ocorre), têm direito de pleitear o ressarcimento dos valores em face do Banco do Brasil, o qual era gestor operacional do fundo.

Por fim, importante salientar que o STJ definiu que o prazo prescricional, ou seja, o prazo para entrar com a ação judicial, é de 10 anos, a contar da ciência inequívoca dos desfalques em sua conta, o que ocorre normalmente por ocasião do saque.

Portanto, para maiores informações, segue abaixo os contatos do escritório.

E-mail: dalenogareschubertadv@gmail.com

WhatsApp: (48) 991270477

Dalenogare & Schubert Advogados.

  • Sobre o autorEspecialistas em direito civil, trabalho, bancário e militar.
  • Publicações18
  • Seguidores9
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações472
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pasep-decisao-favoravel-aos-servidores-publicos-no-stj/1989163703

Informações relacionadas

Joao Paulo Ribeiro, Advogado
Notíciashá 8 meses

STJ Decide sobre a Revisão do PASEP: Entenda os Impactos para os Servidores Públicos - Tema 1150

Direito para A Vida, Jornalista
Modelosano passado

[Modelo Inicial] Ação de cobrança saldo do PASEP - Atualizado

Correção FGTS, Estudante
Notíciashá 4 anos

Como calcular o Saldo do PASEP nas ações de cobranças do saldo dos servidores públicos

Sua Primeira Ação, Jornalista
Modelosano passado

[Modelo Inicial] Ação de cobrança saldo do PASEP

Petição Inicial - Ação Pasep contra Banco do Brasil

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)