Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Perícia para verificar a insalubridade e demais agentes nocivos é obrigatória

Publicado por Fernando Gomes
há 5 anos


PERÍCIA PARA PROVAR INSALUBRIDADE E DEMAIS AGENTES NOCIVOS É OBRIGATÓRIA

O que é perícia?

É um exame realizado por profissional especialista habilitado destinado a verificar ou esclarecer determinado fato, apurar as causas motivadoras da controvérsia, o estado, a alegação de direitos, ou a estimação da coisa que é objeto de litígio ou processo.

Então quando você pretende provar que trabalhou em condições especiais, ou seja, locais contaminados, com exposição ao calor e frio ou corrente elétrica etc..., precisa de um laudo pericial. Através de um profissional, especialista no assunto, o “expert” autorizado pelo juízo para comprovar as afirmações.

No direito do trabalho incumbe o trabalhador fazer a prova daquilo que alega. Por isso, não basta apena alegar. Pois, em raríssimas exceções se consegue a inversão do ônus da prova conforme art. 818 da CLT.

Pois é, a 8ª turma do Tribunal Superior do Trabalho entendeu que é imprescindível a realização de perícia. O acórdão sinalizou que não bastam demais tipo de provas, como documentos etc.., acrescentou a relatora que o exame pericial é norma obrigatória para cumprimento das partes e o julgador.

Então trabalhadores a perícia é um procedimento demorado e com os honorários periciais elevados, geralmente fora da realidade da grande massa operária. Assim, em casos não relevantes, diante do custo e demora deve ser descartada.

RR-903-53.2017.5.08.0014

  • Sobre o autorDIREITO DO TRAB/PREVIDENCIÁRIO E COMSUMIDOR
  • Publicações2
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações84
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pericia-para-verificar-a-insalubridade-e-demais-agentes-nocivos-e-obrigatoria/757818194

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)