Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PL quer tornar cachoeiras de Presidente Figueiredo patrimônio histórico e cultural

    O Projeto de Lei (PL) do deputado estadual Roberto Cidade (PV) quer transformar as cachoeiras e grutas de Presidente Figueiredo (a 119 km de Manaus) patrimônio histórico e cultural material do Estado do Amazonas.

    São mais de 80 cachoeiras catalogadas, como a cachoeira do Santuário, da Porteira, da Pedra Furada, da Orquídea e a de Iracema. Entre as cavernas, há a Gruta do Batismo, em Balbina, o Palácio Galo da Serra, a Gruta da Onça, a Catedral e uma das mais conhecidas: a Caverna do Maruaga, cenário de beleza cinematográfica que antigamente era usada para rituais e sacrifícios indígenas.

    “Presidente Figueiredo tem cenários belíssimos, com grande potencial para o ecoturismo. Principalmente com os constantes ataques ao nosso Polo Industrial, é importante que nós possamos estabelecer medidas que venham a desenvolver novos modelos econômicos para o nosso Estado”, declarou o deputado Roberto Cidade.

    Segundo artigo 216 da Constituição Federal, configura patrimônio “as formas de expressão; os modos de criar; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; além de conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.”

    O Projeto de Lei tramita nas comissões da Assembleia Legislativa do Amazonas.

    Gabinete do Deputado Roberto Cidade (PV)

    Texto: Assessoria do Deputado

    Leonardo Fierro (92) 99446-4599

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações85
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pl-quer-tornar-cachoeiras-de-presidente-figueiredo-patrimonio-historico-e-cultural/716578579

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)