Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Plano de saúde: 2ª Turma Cível concede tutela antecipada a idoso

    Publicado por JurisWay
    há 13 anos

    Em decisão unânime, os desembargadores da 2ª Turma Cível deram provimento ao agravo de G.A.M. contra a Unimed, concedendo os efeitos de tutela antecipada para que esta atendesse o agravante nas cidades de Maracaju e Dourados.

    O agravo cinge-se à análise da presença dos requisitos autorizadores da medida antecipatória, indeferida pelo julgador singular. Dispõe o artigo 273 do Código de Processo Civil que o juiz poderá antecipar os efeitos da tutela desde que exista prova inequívoca dos fatos, convença-se da verossimilhança da alegação e haja fundado receio de dano irreparável ou abuso de direito de defesa.

    De acordo com os autos, desde 1983 o agravante passou a ser beneficiário do plano de saúde celebrado com a Unimed e, desde então, realiza consultas e atendimentos médicos e hospitalares na cidade de Maracaju, onde reside, e Dourados com a total cobertura da cooperativa. Porém, passados mais de vinte anos, a Unimed se insurge com tal situação, negando-lhe o acesso à prestação do serviço.

    O relator do processo, Des. Julizar Barbosa Trindade, entendeu que há fundado receio de dano irreparável consubstanciado na hipossuficiência do agravante, na sua idade avançada (76 anos) e no seu estado de saúde (hipertenso e diabético) necessitando de acompanhamento médico constante, conforme atestou o profissional que o assiste desde 1985.

    O desembargador acredita que não há que se vislumbrar perigo de irreversibilidade do provimento antecipado, já que a medida não trará qualquer prejuízo financeiro à Unimed e que G.A.M. continua pagando a mensalidade do plano contratado.

    A fumaça do bom direito se revela na existência de discussão judicial sobre a legalidade da cláusula contratual que restringe a área de atendimento ao município de Campo Grande. Logo, diante da necessária cautela e prudência nas questões atinentes à saúde, mormente quando se trata de um idoso, impõe-se manter a situação tolerada e permitida pela Unimed há mais de vinte anos, até o julgamento do mérito desta ação, concluiu o Des. Julizar.

    Autoria do Texto: Assessoria de Imprensa

    • Publicações73364
    • Seguidores794
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/plano-de-saude-2-turma-civel-concede-tutela-antecipada-a-idoso/2683696

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)