Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Plano de saúde não é obrigado a cobrir fertilização in vitro, reafirma STJ

Recurso negado por Marco Buzzi questionava legalidade de plano negar cobertura por falta de previsão contratual

Publicado por Jota Info
há 5 anos

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marco Buzzi negou pedido para obrigar que um plano de saúde pague por tratamento de inseminação artificial por meio da técnica de fertilização in vitro.

A decisão monocrática (íntegra) foi proferida no Recurso Especial 1.749.598/SP e reforça entendimentos da Corte em casos de 2017 e 2018.

“A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça possui entendimento no sentido de que a fertilização in vitro não possui cobertura obrigatória, de modo que, na hipótese de ausência de previsão contratual, é impositivo o afastamento do dever de custeio do mencionado tratamento pela operadora do plano de saúde”, afirmou Buzzi.

A autora do recurso questionava se era legal o plano negar o tratamento por alegar ausência de previsão contratual. Segundo o pedido, a restrição de cobertura viola artigos da Lei nº 9.656/1998, que trata de planos de saúde, e da Lei nº 9.263/1996, sobre planejamento familiar.

Leia reportagem completa.

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores935
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações419
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/plano-de-saude-nao-e-obrigado-a-cobrir-fertilizacao-in-vitro-reafirma-stj/683116359

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)