Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2024

Plano de saúde pode exigir carência em situações de emergência?

Publicado por William Silva Narciso
há 2 anos

(Foto: BrianAJackson)

É comum ao contratarmos um plano de saúde nos exigir um período de carência (ou seja, um tempo pagando as mensalidades) para que possamos acessar aos serviços de forma completa.

No entanto, pode acontecer de o beneficiário precisar utilizar os serviços urgentemente antes de completar o lapso temporal definido pelo plano de saúde.

Nesse caso, a 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal confirmou a decisão que condenou um plano de saúde a custear a internação de beneficiário com sintomas graves causados pela covid-19, bem como todos os procedimentos exigidos pela equipe médica e medicamentos necessários, independentemente de carência e limite temporal.

A desembargadora relatora, em seu voto, fundamentou que não pode o plano de saúde recusar a cobertura dos serviços sob o argumento de que não foi cumprido o prazo de carência, pois, nos casos urgentes, a Lei n.º 9.656/1998 determina o prazo máximo de carência de 24h (vinte e quatro horas).

Esse entendimento inclusive é solidificado pela Súmula n.º 597 do Superior Tribunal de Justiça, que dispõe que "A cláusula contratual de plano de saúde que prevê carência para utilização dos serviços de assistência médica nas situações de emergência ou de urgência é considerada abusiva se ultrapassado o prazo máximo de 24 horas contado da data da contratação".

Processo mencionado n.º 0709003-25.2021.8.07.0003


  • Publicações5
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações74
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/plano-de-saude-pode-exigir-carencia-em-situacoes-de-emergencia/1383344614

Informações relacionadas

Plano deverá reembolsar tratamento pago em hospital não credenciado

Tiago Adede y Castro, Advogado
Artigoshá 6 anos

Quimioterapia: o plano de saúde é obrigado a custear tratamento quimioterápico?

Contestação - TJSP - Ação Planos de Saúde - Procedimento Comum Cível

Santiago e Henriques, Advogado
Modeloshá 6 anos

Contestação.

Cairo Cardoso Garcia- Adv, Advogado
Modeloshá 6 anos

Ação de obrigação de fazer c/c pedido de tutela antecipada de urgência- Contra plano de saúde

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)