Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Pleno julga ilegal rateio das sobras dos recursos do Fundeb

    há 10 anos

    Repasse fica condicionado a existência de Lei Municipal

    O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) decidiu, ao adotar nova súmula, pela ilegalidade do rateio das sobras dos recursos provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb). O entendimento da Corte, por maioria, foi em razão da ausência de leis municipais disciplinando a forma de realização do repasse, entre os docentes da rede pública de ensino.

    O incidente de uniformização de jurisprudência (200682-73.2013.815.0000) foi apreciado na manhã desta segunda-feira (13), pelo desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, durante sessão extraordinária do Pleno.

    Ao apresentar o voto, o desembargador-relator ressaltou que o prefeito só poderá ratear entre os profissionais do magistério sobra de recurso proveniente do Fundeb havendo prévia edição de instrumento legal que estabeleça, de forma clara, o valor, o modo de pagamento e os critérios objetivos para tanto.

    “Embora seja possível, havendo lei nesse sentido, o pagamento de abono visando alcançar a aplicação de 605 dos recursos do FUNDEB no pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica, tal prática não deve ser adotada de forma rotineira, pois não se trata de parcela permanente, mas de vantagem de caráter provisório, sobretudo porque a sua origem depende de fator excepcional, qual seja, a ocorrência eventual de sobras”., concluiu o relator.

    A nova súmula é resultado dos incidentes de uniformização da jurisprudência suscitado em razão da divergência entre as quatro Câmaras Cíveis do TJPB sobre o assunto. Sendo assim, os processos que estavam paralisados nos órgãos fracionários do TJPB e no 1º grau, serão apreciados conforme a súmula adota pelo Pleno.

    Por Marcus Vinícius

    • Publicações5740
    • Seguidores62
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações427
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pleno-julga-ilegal-rateio-das-sobras-dos-recursos-do-fundeb/115344793

    Informações relacionadas

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 13 anos

    Usuários de cartão de crédito não sabem contra quem ajuizar ações

    Atualidades do Direito, Advogado
    Notíciashá 12 anos

    STF: MP estadual é o competente para investigar desvio de recursos do FUNDEB

    Petição Inicial - TJPE - Ação de Obrigação de Fazer c/c Cobrança do Abono Fundef e Fundeb c/c Indenização por Danos Morais - Procedimento Comum Cível - contra Municipio de Belo Jardim

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)