Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2024

Polícia usa ônibus para prender quadrilha de golpistas.

A numerosa quadrilha tinha estrutura para realizar ligações de falso empréstimo e coletar dados de vítimas.

Publicado por LML Advocacia
há 2 anos

A Polícia Civil do Rio de Janeiro desmantelou uma quadrilha descoberta em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, responsável por aplicar golpes fingindo ser de uma central de atendimento telefônico de um banco, coletando dados pessoais de clientes e o tornando vítimas de golpes que alcançavam prejuízos avaliados em milhares de reais.

Na operação da última terça-feira, 4, 14 pessoas foram retiradas do local alugado pela organização criminosa, obrigando a polícia a conduzir um ônibus para levar os detidos até a 75ª DP (Rio do Ouro). Junto dos criminosos, foram apreendidos documentos com dados de vítimas e 30 computadores, que serviram para registrar as operações.

A polícia também localizou uma espécie de roteiro, usado pelos envolvidos para manter os protocolos padrões do banco que se passavam falsamente. Nos textos, os criminosos eram orientados a tratarem com respeito e usar o termo "senhoras" nas falas.

Além do Rio de Janeiro

O delegado Jorge Maranhão, que participou da operação, explicou que a atuação da quadrilha era interestadual, ao portal G1: "Nós descobrimos que a empresa antigamente era situada em Belo Horizonte, ela estava atualmente sediada aqui, aí fizemos uma operação lá, aí nós fomos no nono andar, conseguimos pegar duas empresas em funcionamento".

Fique atento!

Existem centenas de golpes de todos os tipos e os golpistas estão se aperfeiçoando a cada dia na arte de enganar.

Os golpes mais comuns geralmente oferecem alguma vantagem econômica, outros usam a sedução para atrair a vítima.

  • Golpe do empréstimo: O golpista se passa por uma empresa de créditos, geralmente o contato é através do whatsapp, mostram vídeos de clientes satisfeitos, fazem contrato, e geralmente mandam áudio explicando sobre o contrato. No contrato eles reconhecem firma da assinatura em cartório para ficar mais convincente. Para liberarem o dinheiro vão cobrar taxas e ameaçam executar o contrato se a pessoa não pagar.
  • Golpe da renegociação da dívida: O golpista se passa por uma empresa que renegocia dívidas, fazendo a pessoa acreditar que a empresa entrou em acordo com o banco, a vítima passa a pagar o golpista uma parcela menor que pagaria ao banco.
  • Golpe do nudes: O golpista se passa por uma menor de idade para trocar nudes com a vítima, depois passa a extorqui-la para não denuncia-la ou para não expor as fotos nas redes sociais da vítima. Nesse golpe geralmente aparece a figura do pai da menor e de um delegado.
  • Golpe do boleto falso: O golpista se passa por um credor em uma correspondência, o golpe consiste na troca o número no boleto, induzindo o pagador em erro, fazendo com que o dinheiro caia na conta do golpista e não na do recebedor descrito no boleto.
  • Golpe do advogado: O golpista munido das informações do processo e ou do advogado se passa por um funcionário do escritório de advocacia, dizendo ao cliente do escritório que precisa pagar para liberar o que ganhou no processo ou uma informação.
  • Golpe do herdeiro: O golpe é mais comum em estrangeiros, o golpista se passa por um banco em algum lugar do mundo em busca de um herdeiro distante de um parente muito rico que veio a falecer, deixando milhões de dólares para a vítima, e pedem honorários para liberarem a quantia.
  • Golpe do Jovem Aprendiz: O golpista se passa por uma empresa que facilita o acesso do jovem no mercado de trabalho através do programa jovem aprendiz, fazendo a venda de cursos que supostamente seriam requisitos para o ingresso do jovem na empresa. Como os cursos realmente existe, muitas pessoas sequer se dão conta que foram vítimas de um golpe.
  • Golpe do link: O golpista envia um link através do celular e passa a ter acesso ao instagram, facebook ou whatsapp da vítima que clicar. Ao ter acesso as redes sociais troca todas as senhas e passa a vender produtos como eletrodomésticos e móveis recebendo no pix de terceiros ou passa a usar o perfil para promover golpes mais elaborados como o golpe do empréstimo.
  • Golpe do Registro de marcas: O golpista se passa por uma empresa de registro de marcas e patentes que ao consultar no INPI (instituto nacional de propriedade industrial) que a empresa não foi registrada, fala para a vítima que outra empresa pretende usar aquele nome, mas que daria preferência se ela for registrar, forçando assim a vítima a pagar pelo registro da marca que não acontece.
  • Golpe do Leilão: O golpista se passa por leiloeiro virtual, nesse golpe falsificam as assinaturas dos leiloeiros, carimbos dos cartórios, boletos...
  • Golpe do Investimento: O golpista se passa por uma empresa de investimentos, seja em ações ou cryptomoedas. A vítima é atraída por ganhos fáceis, costuma dar certo no inicio, uma estratégia do golpista para a vítima trazer mais vítimas e colocar mais dinheiro no investimento.

Se você foi vítima de algum golpe o primeiro passo é procurar um advogado com experiência e disposição para correr atrás do prejuízo e punir os criminosos, um trabalho que depende também da boa atuação da inteligência da policia civil e ministério público.

FONTE:

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/policia-usa-onibus-para-conduzir-preso...


  • Sobre o autorEscritório de Advocacia online que atende em todo país. @lmladvocacia
  • Publicações2
  • Seguidores10
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações27
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/policia-usa-onibus-para-prender-quadrilha-de-golpistas/1656709410

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)