Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Portadora de transtorno de personalidade tipo borderline tem direito a aposentadoria com proventos integrais

    Por Francisco Edio Mota Torres

    há 3 anos

    A 12ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo negou provimento ao recurso da Prefeitura de São Paulo, que visava a desconstituição da sentença que julgou procedentes os pedidos para reconhecer o direito de uma servidora pública à percepção de proventos integrais de aposentadoria.

    A autora alegou que foi aposentada com proventos proporcionais, apesar de ter sido diagnosticada pela Junta Médica Oficial como sendo portadora de doenças graves, dentre elas, transtorno de personalidade com instabilidade emocional, tipo borderline.

    Na inicial, o advogado da autora, FRANCISCO EDIO MOTA TORRES, que integra o escritório MOTA TORRES & FERREIRA ADVOGADOS, argumentou que a servidora foi aposentada pela Administração Pública Municipal em decorrência da constatação de invalidez total e permanente para o serviço público; mas, embora tenha sido aposentado por invalidez permanente, foi aposentada com proventos proporcionais porque entendeu-se que sua inativação não seria decorrente de moléstia grave ou incurável.

    A sentença de primeiro grau julgou procedente o pedido autoral, consignando que, considerada grave a doença, incide a consequência normativa que confere o direito à aposentadoria integral à autora.

    De sua vez, a 12ª Câmara de Direito Público do TJSP, ao julgar o recurso apresentado pela Prefeitura, destacou que “a parte autora demonstrou de forma sólida os fatos de que é portador de doença grave, consistente no transtorno depressivo recorrente, episódio atual grave sem sintomas psicóticos e de transtorno de personalidade com instabilidade emocional, tipo borderline, comprovado inclusive pelo documento médico produzido pela Junta Médica Oficial”.

    O Relator do recurso, Desembargador Souza Meirelles, ressaltou, ainda, que “a Constituição da Republica assegura aos aposentados por invalidez permanente em decorrência de doença grave, que a aposentadoria será integral, sendo aplicável as normas infraconstitucionais, no caso as municipais, quando harmônicas e dentro do sistema constitucional”.

    ---

    Processo n. 1017373-67.2020.8.26.0053

    • Sobre o autorLitígios contra a Fazenda Pública
    • Publicações47
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações379
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/portadora-de-transtorno-de-personalidade-tipo-borderline-tem-direito-a-aposentadoria-com-proventos-integrais/1313120110

    Informações relacionadas

    Luciano Henrique Caixeta Viana, Advogado
    Artigoshá 4 meses

    Borderline e o INSS: Entenda seus Direitos e Benefícios Previdenciários

    Tribunal de Justiça do Ceará
    Jurisprudênciahá 2 anos

    Tribunal de Justiça do Ceará TJ-CE - Apelação Cível: AC XXXXX-19.2009.8.06.0001 Fortaleza

    Suzana Maluf, Advogado
    Artigoshá 5 meses

    Borderline no trabalho: Entenda os direitos nessa situação

    Pâmela Francine Ribeiro, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    Impugnação laudo pericial médico

    Gustavo Da Silva Lopes, Estudante de Direito
    Artigosano passado

    Direito civil - processo de conhecimento - regras de competência territorial- foro de julgamento de ação pessoal e real sobre coisas móveis e imóveis

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)