Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Porto Alegre sediará reunião nacional sobre combate ao trabalho escravo

    A próxima reunião itinerante da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae) será realizada em Porto Alegre, no dia 16 de maio de 2017. Essa foi uma das pautas de um encontro ocorrido no dia 15 de dezembro, na sede do TRT-RS, reunindo representantes de instituições que integram a Comissão Estadual para a Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae-RS).

    A juíza Luciana Böhm Stahnke, da 3ª Vara do Trabalho de Santa Cruz do Sul, representa o Tribunal na Comissão regional. A magistrada também integrará a Comissão Executiva que organizará um seminário sobre trabalho escravo no dia 17 de maio, na Capital. O objetivo do evento será divulgar o combate ao trabalho escravo junto à sociedade gaúcha.

    Durante a reunião no TRT-RS, a diretora da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do RS, Cintia Bonder, falou sobre a assinatura do pacto federativo para a erradicação do trabalho escravo no país, cuja cerimômia ocorreu em 13 de dezembro, no Conselho Nacional de Justiça, em Brasília. Quinze estados aderiram ao pacto, entre eles o Rio Grande do Sul. Em relação aos assuntos legislativos, a Coetrae-RS tem acompanhado de perto o projeto de lei que pretende alterar o art. 149 do Código Penal e o PL 1572/2011, que trata das fiscalizações por parte do Ministério do Trabalho.

    A Conatrae tem o objetivo de coordenar e avaliar a implementação das ações previstas no Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo. Também compete à Comissão acompanhar a tramitação de projetos de lei no Congresso Nacional e avaliar a proposição de estudos e pesquisas sobre o trabalho escravo no país.

    A Coetrae-RS está vinculada à Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos e tem por finalidade propor mecanismos para a prevenção e a erradicação do trabalho escravo no Rio Grande do Sul. É integrada por representantes da Procuradoria-Geral do Estado, das Secretarias Estaduais do Trabalho e do Desenvolvimento Social, do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Agricultura, Pecuária e Irrigação e da Segurança Pública, do Ministério Público Federal, do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública da União, da Defensoria Pública Estadual, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, da Superintendência Regional do Trabalho, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal.

    Fonte: Secom/TRT4. Foto: Érico Ramos

    • Publicações6219
    • Seguidores630935
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações59
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/porto-alegre-sediara-reuniao-nacional-sobre-combate-ao-trabalho-escravo/416925821

    Informações relacionadas

    Coetrae-RS participa do 3º Encontro Nacional das Coetraes em São Paulo

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)