Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    PR: Projeto favore a inclusão de pessoas com deficiência

    há 11 anos

    Doze empresas do município assinam termo de adesão ao projeto que sensibiliza participantes para a responsabilidade social.

    De Ponta Grossa (PR) – O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Ponta Grossa participou, na última quarta-feira (23), da solenidade que marcou o lançamento do termo de adesão ao Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho (Pro-PCD), criado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional do município. O objetivo do projeto é facilitar a reinserção social de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS.

    O Pro-PCD surgiu da dificuldade que as pessoas com algum tipo de deficiência e os reabilitados pelo INSS têm de entrar ou retornar ao mercado de trabalho. “Nossa ideia era sensibilizar as empresas para essa situação e que elas contratassem esse público, não pelo dever de cumprir uma lei, mas por acreditarem ser o correto”, explica Ana Paula Cieselski, representante da Secretaria de Indústria e Comércio no Comitê Gestor. Vale ressaltar que Lei 8.213/91, Art. 93, determina que empresas com mais de 100 empregados mantenham vagas para trabalhadores reabilitados ou com deficiência.

    Doze empresas do município assinaram o documento no qual se comprometem a dar condições adequadas para o cumprimento da Lei de Cotas (Lei 8.213/91) na região. O Pro-PCD foi desenvolvido pela Prefeitura de Ponta Grossa em parceira com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e outras entidades. O INSS, por meio da Reabilitação Profissional, compõe a equipe do Comitê Gestor, incumbido de administrar o programa.

    “É importante saber que nossos segurados serão favorecidos com este projeto”, destaca Lara Fernanda de Lima, responsável técnica pela Reabilitação Profissional em Ponta Grossa e uma das representantes do INSS no Comitê Gestor, juntamente com Rosane Aparecida dos Anjos, do Serviço Social da GEX.

    Durante a assinatura do termo de adesão, muitos empregadores presentes ficaram surpresos ao saber que os segurados reabilitados do INSS podem compor as cotas das empresas. Segundo Lara, a intenção agora é de que o Pro-PCD, “alcance proporção estadual e, até mesmo, nacional se possível”.

    Em março de 2013, o Pro-PCD foi implantado e, de lá para ca, a Agência do Trabalhador local vem aprimorando um banco de dados com informações que caracterizam a capacidade profissional, o grau de deficiência e de instrução de cada pessoa cadastrada. Os dados serão cruzados com as informações prestadas pelas empresas quanto ao perfil profissional que atenda os requisitos da vaga disponível. Segundo o diretor-chefe da Agência do Trabalhador, Victor Hugo de Oliveira, até junho deste ano, 320 pessoas foram contratadas em empresas do município devido ao projeto.

    As empresas presentes ao evento foram as pioneiras do programa e, ao firmarem este compromisso, possibilitaram uma futura expansão do projeto. As servidoras Lara e Rosane estão entusiasmadas com o início dessa nova etapa e aguardam confiantes pelos bons resultados.

    Mais Informações

    Eugênio Calixto Neto

    ACS/PR

    • Publicações4944
    • Seguidores623236
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações109
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pr-projeto-favore-a-inclusao-de-pessoas-com-deficiencia/129523943

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)