Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2024

Prazo quinquenal: direito à nomeação inicia após validade do concurso

Publicado por COAD
há 12 anos

Os desembargadores que integram a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça potiguar negaram provimento ao recurso do Estado (Apelação Cível nº , que foi movido contra a nomeação e a posse de um aprovado em concurso público, dentro do número de vagas previsto no edital.

O autor da ação foi candidato aprovado e classificado dentro do número de vagas previstas no edital do concurso para o cargo de Analista de Suporte a Regulação da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Rio Grande do Norte ARSEP, o qual não foi nomeado até o prazo de encerramento do certame.

No entanto, segundo os desembargadores não houve a ocorrência da prescrição que é a perda do direito legal para ingressar na justiça, que no caso em questão é de cinco anos.

Mas, a decisão ressaltou que o direito do aprovado de pleitear a nomeação inicia quando expira o prazo do edital do concurso, o qual expirou em maio de 2006, mês que iniciou o prazo prescricional de cinco anos.

Logo, não decorreu o referido prazo, haja vista que o autor ajuizou a referida ação em 27.10.2009, portanto dentro do prazo de cinco anos, esclarece o desembargador João Rebouças, relator do processo no TJRN, que também citou precedentes do próprio Superior Tribunal de Justiça.

FONTE: TJ-RN

  • Publicações40292
  • Seguidores1094
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações33
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prazo-quinquenal-direito-a-nomeacao-inicia-apos-validade-do-concurso/3054650

Informações relacionadas

ADVOGADO MARCELO FIDALGO, Advogado
Artigoshá 8 anos

Crime culposo

Artigosano passado

Algumas Vertentes do Homicídio

Advocacia e Concursos Jurídicos, Procurador e Advogado Público
Artigoshá 2 anos

Crime culposo: elementos, culpa inconsciente, culpa consciente e dolo eventual

Dr Francisco Teixeira, Advogado
Artigoshá 2 anos

O que é crime de bagatela?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)