Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    PRE/RR pede cassação do registro de candidatura do ex-governador Anchieta Júnior

    O atual candidato ao Senado e seus suplentes devem responder por abuso de poder econômico mediante o uso para campanha de um veículo de comunicação local

    há 10 anos

    A Procuradoria Regional Eleitoral em Roraima (PRE/RR) propôs ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) contra o ex-governador e candidato ao Senado, José de Anchieta Júnior, e seus suplentes (Alexandre Salomão e Arnóbio Silva), por abuso de poder econômico mediante o uso de meio de comunicação (Jornal de Roraima) nas eleições deste ano.

    Também estão no polo passivo a empresária Katiana Queiroz de Magalhães - proprietária da firma individual K. Queiroz de Magalhães ME (Jornal de Roraima), o advogado Pedro Duque (que assina a CTPS de alguns empregados do citado veículo de comunicação) e ainda o empresário Luiz Zapata, diretor do jornal.

    Na ação, a PRE/RR pede que seja declarada a inelegibilidade por oito anos e sejam cassados os registros ou diplomas de Anchieta e de seus suplentes, conforme previsto no artigo 22 da Lei Complementar nº 64/90.

    Apuração da PRE/RR aponta o abuso do poder econômico mediante o uso do meio de comunicação com a utilização, por parte de Anchieta, de influência que teria enquanto governador para desequilibrar a disputa eleitoral.

    A inicial é acompanhada de vasto histórico de inúmeras reportagens que efetuam verdadeira exaltação da imagem pública de Anchieta e ridiculariza grupo político opositor, com caracterização de verdadeiro folhetim eleitoral do periódico.

    A propriedade do Jornal de Roraima passa pela verificação de relação próxima de Anchieta e Katiana Magalhães (que exerceu diversos cargos de confiança na gestão do ex-governador e vogal da diretoria na Executiva Regional do PSDB).

    A maior parte dos empregados do Jornal de Roraima com carteira assinada está registrada em firma individual do advogado Pedro Duque (conselheiro penitenciário e procurador jurídico da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Roraima). Ainda, o prédio onde funciona o referido jornal pertence a Luís Seminário Zapata Filho, sócio-proprietário da empresa Biotech, e marido de Luiza Seminário, que foi chefe de gabinete de Anchieta durante todo o tempo em que este foi governador.

    Por fim, gravação ambiental fornecida por interlocutor comprova a influência gerencial e editorial de Anchieta junto ao Jornal de Roraima, em reunião conduzida pelo próprio candidato na sede do Jornal. Tal informação é comprovada por outras testemunhas.

    Desse modo, o entendimento da PRE/RR é que o uso do meio de comunicação com finalidade eleitoral desequilibrou o pleito e merece a apuração pela Justiça Eleitoral, com a cassação dos registros ou diplomas e, ainda, a inelegibilidade dos envolvidos por oito anos.

    Assessoria de Comunicação Social

    Procuradoria da República em Roraima

    prrr-ascom@mpf.mp.br

    (95) 3198-2045/ 2034

    • Publicações37267
    • Seguidores711
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações168
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pre-rr-pede-cassacao-do-registro-de-candidatura-do-ex-governador-anchieta-junior/140238230

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)