Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    PRE/RR pede prioridade no julgamento que pode resultar em perda de mandato

    Ação tramita no TRE desde 2010 e está pendente de julgamento

    há 12 anos

    O procurador regional Eleitoral Leonardo de Faria Galiano pediu, em sessão administrativa do Tribunal Regional Eleitoral realizada na última quarta-feira, 24 de outubro, prioridade no julgamento da Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) nº 2750-78.2010.6.23.000. Na ocasião, o procurador entregou em mãos ao juiz revisor Jorge Fraxe e a todos os demais magistrados do TRE/RR cópia integral do processo digitalizado com 14 volumes e 2.605 folhas.

    De acordo com o procurador, o processo é referente as eleições gerais de 2010, sendo necessário o pedido de prioridade para o julgamento. Estamos diante de importante Ação de Impugnação de Mandato Eletivo apta a acarretar a perda do mandato dos requeridos. Destaca-se que esta ação foi protocolizada em 27 de dezembro de 2010, não havendo ainda a entrega da prestação jurisdicional sequer nesta instância inicial originária da Justiça Eleitoral afirmou.

    Leonardo Galiano afirmou que o Supremo Tribunal Federal decidiu que a demora no julgamento equivale à ineficácia ou inutilidade do provimento, principalmente por tratar-se de mandato eletivo em curso, com tempo de duração fixado na Constituição e cuja conquista legítima se deu de forma controvertida (daí a existência do processo). "A duração indefinida ou ilimitada do processo judicial afeta não apenas a proteção judicial efetiva, como compromete de forma decisiva, a dignidade da pessoa humana, transformando o ser humano em objeto dos processos estatais", afirmou.

    Conforme o procurador, a prestação jurisdicional é medida indispensável, sob pena de ferir o princípio da razoável duração do processo. Entre outras penas, temos a perda do mandato eletivo de quatro anos, sendo que já houve o transcurso de quase metade deste tempo. Há a necessidade de se conceder à sociedade uma resposta efetiva, visando evitar a ocorrência de não resolução da lide, e solapando-se, ao fim, a própria noção de segurança jurídica e governabilidade das instituições estatais, disse.

    De acordo com o art. 97-A da Lei 9.504/97, considera-se razoável duração do processo eleitoral que possa resultar em perda de mandato eletivo o julgamento, por todas as instâncias da Justiça Eleitoral, incluindo eventual recurso dirigido ao TSE, no prazo máximo de um ano, contado da apresentação da ação.

    Ainda conforme o procurador regional Eleitoral, o compartilhamento da cópia integral do processo se justifica em razão da previsão do atual juiz relator Antônio Martins em liberar o processo para julgamento nas próximas semanas, sendo que os autos foram redistribuídos ao referido magistrado em virtude do término do biênio do então relator juiz Erick Linhares, quando o julgamento foi inviabilizado em virtude de questões suscitadas pelos réus e conhecidas pela maioria dos juízes do TRE/RR.

    No site do TSE www.tse.jus.br consta que a última movimentação do processo foi feita no mês de julho de 2012, véspera dos julgamentos dos registros de candidatura e direitos de respostas referentes às Eleições Municipais de 2012, quando os autos foram remetidos fisicamente ao juiz relator para análise. Além disso, o juiz revisor Jorge Fraxe já efetuou a revisão no julgamento anterior, oportunidade em que determinou a inclusão em pauta de julgamento em despacho do dia 12 de abril de 2012.

    Assessoria de Comunicação Social

    Procuradoria da República em Roraima

    ascom@prrr.mpf.gov.br

    (95) 3198-2045

    • Publicações37267
    • Seguidores712
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações324
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pre-rr-pede-prioridade-no-julgamento-que-pode-resultar-em-perda-de-mandato/100148799

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)