Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Prefeito condenado por autorizar crédito sem autorização do Legislativo

    A 4ª Câmara Criminal do TJRS condenou esta tarde (9/9) o Prefeito Mariovane Gottfried Weiss, do Município de São Borja, por assinar em favor da AES Sul um termo de confissão de dívida no valor de R$

    sem prévia autorização da Câmara Municipal local.

    A decisão do colegiado foi unânime. O fato ocorreu em novembro de 2005. O Prefeito foi condenado à pena de um ano de reclusão, substituída pelo pagamento de R$ 5 mil em favor de entidades assistenciais a serem definidas pelo juízo da execução.

    Foi aplicado o art. 359-A, do Código Penal, parte do capítulo dos Crimes contra as Finanças Públicas, incluído no Código Penal pela Lei 10.028/2000.

    Para o Desembargador Constantino Lisbôa de Azevedo, o fato de a confissão da dívida ter sido homologada judicialmente não afasta a ilegalidade, até porque essa homologação na esfera cível foi posterior ao acordo, não retirando a tipicidade da conduta, qual seja, a ausência de autorização legislativa para a operação.

    Afirmou ainda o magistrado em seu voto que não importa que tenha a municipalidade suportado ou não qualquer prejuízo, visto que não se cuida de crime contra o patrimônio, mas contra a probidade administrativa. Considera que é irrelevante a ausência de prejuízo ao erário público.

    Acompanharam o voto do relator os Desembargadores Aristides Pedroso de Albuquerque Neto, que presidiu a sessão, e Marcelo Bandeira Pereira.

    ADI 70029353687

    • Publicações7827
    • Seguidores2089
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações151
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prefeito-condenado-por-autorizar-credito-sem-autorizacao-do-legislativo/2366862

    Informações relacionadas

    Ministério Público Federal
    Notíciashá 11 anos

    PGE: prefeito que não aplicar percentual mínimo de 25% em educação fica inelegível

    Lucas Domingues, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    O que acontece se o Prefeito Municipal não cumprir uma lei?

    Jurisprudênciaano passado

    Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte TJ-RN - AGRAVO DE INSTRUMENTO: AI XXXXX-34.2022.8.20.0000

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)