Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Prefeito de Bom Sucesso (PB) é condenado por fraude ao INSS

    O Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região condenou hoje (14) Gilson Cavalcante de Oliveira a 5 anos de reclusão por crime de Estelionato e Inserção de Dados Falsos em Sistema Informatizado da Administração Pública. O atual prefeito de Bom Sucesso foi condenado, também, ao pagamento de 90 dias-multa, por facilitar a fraude contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

    De acordo com o relator da ação penal, desembargador federal Francisco Wildo, os depoimentos dos coautores e de uma testemunha de acusação, farta prova documental, associados às interceptações telefônicas e aos valores encontrados na conta corrente do acusado, de origem não explicada, nem declarada ao Fisco, são suficientes à comprovação da participação de Gilson Oliveira no esquema de fraude descoberto.

    Entenda o caso:

    Uma Força-Tarefa Previdenciária, deflagrada em 2007 pelo INSS, constatou uma série de irregularidades na concessão de benefícios na Agência da Previdência Social (APS) de Catolé do Rocha (PB). Segundo os autos, o esquema teria sido montado em 2005 pelo advogado José Osni Nunes, auxiliado pela sua esposa Glauciene Ferreira e algumas aliciadoras que convidavam terceiros para participarem do plano.

    Gilson Oliveira era Chefe do Setor de Benefícios da APS de Catolé do Rocha. A sua participação nos crimes consistia em receber intermediários, enviados por Osni Nunes, que entregavam documentação falsa de terceiros. Dados inverídicos eram inseridos no Sistema de Informatização do INSS, possibilitando o recebimento irregular de benefícios previdenciários, dentre eles o auxílio-reclusão, no valor de um salário mínimo. Datas forjadas pelos acusados elevavam o montante dos benefícios, em contagens retroativas de tempo.

    O Ministério Público Federal (MPF) denunciou um total de 64 pessoas, em novembro de 2007. O processo de Gilson Oliveira subiu ao Tribunal, em decorrência da sua condição de prefeito. A ação penal foi desmembrada, por decisão do Pleno, que fixou em R$ 115.581 mil o dano mínimo a ser cobrado do condenado, em favor da União. O dia-multa foi estipulado na proporção de um quinto do salário mínimo vigente à época. A condenação da pena de reclusão foi em regime semiaberto, em que o preso fica recolhido em penitenciária agrícola, industrial ou similar. O prefeito estará sujeito a perder o cargo, após o trânsito em julgado da ação, caso não ocorra apelação bem sucedida.

    APE 47 (PB)

    • Publicações5789
    • Seguidores904
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações592
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prefeito-de-bom-sucesso-pb-e-condenado-por-fraude-ao-inss/3054131

    Informações relacionadas

    Matheus Elison Lopes Cavalcante, Estudante de Direito
    Artigoshá 2 anos

    A responsabilidade penal dos funcionários terceirizados nos crimes funcionais e o questionamento à restritividade do art. 327, § 1º, do Código Penal

    MPF propõe ação de improbidade contra ex-prefeito de Casserengue (PB) e mais cinco pessoas

    MPF ajuíza ação contra integrantes de quadrilha que fraudava o INSS

    Justiça convoca lesados pelo Consórcio Garibaldi

    Justiça / Investigação do caso gafanhoto é suspensa

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)