Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Maio de 2024

Prefeitura deve pagar aluguel social de vítima de violência doméstica

Publicado por Daniela Cabral Coelho
há 3 meses

Resumo da notícia

A Justiça de São Paulo determinou que uma prefeitura do interior paulista custeie o aluguel de uma mulher vítima de violência doméstica.

A Justiça de São Paulo determinou que uma prefeitura do interior paulista custeie o aluguel de uma mulher vítima de violência doméstica.

A decisão considerou que a mulher não tem recursos para arcar com o pagamento do aluguel, e que a Lei Maria da Penha (11.340/2006) prevê a possibilidade.

O prazo da medida é de seis meses, com possibilidade de prorrogação, até que seja fornecida moradia definitiva à mulher — ou seja, até que ela seja contemplada por um programa habitacional que não envolva financiamento de imóvel.

Representada pela Defensoria Pública do Estado, a mulher estava em situação de rua com os quatro filhos após sair da casa do ex-companheiro agressor.

Dois dos filhos têm deficiência.

A locação social é garantida pela legislação do município apenas para famílias que tiveram sua casa destruída ou interditada devido a incêndio, inundação ou deslizamentos e para aquelas obrigadas a desocupar o imóvel por decisão judicial.

Conforme o entendimento do Tribunal de Justiça de São Paulo – TJSP, porém, a Lei Maria da Penha autoriza o juiz a conceder auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência doméstica.

O Ministério Público estadual apresentou manifestação favorável ao pedido da Defensoria Pública.

O benefício foi negado na primeira instância.

Ao recorrer, a Defensoria argumentou que o direito à moradia é previsto na Constituição e em tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário.

No TJSP, o juiz concluiu que “não há motivo para deixar sem atendimento família que atende aos requisitos da legislação de alcance nacional”.

FONTE: IBDFAM

🔎 Consulta Jurídica: Contrate AGORA nossa consultoria jurídica e requeira também a fixação de alimentos para filhos considerando não só as despesas visíveis mas o trabalho invisível da mulher.

📩 Entre em Contato: Caso tenha alguma dúvida, ou necessite de uma orientação, nosso escritório está aqui para apoiá-lo (a): https://danielacoelhoadv.com.br/

Siga também nosso perfil no instagram para acompanhar as novidades: @advdanielacoelho 😊

  • Sobre o autorAdvocacia com perspectiva de gênero na defesa do direito das mulheres
  • Publicações362
  • Seguidores400
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações36
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prefeitura-deve-pagar-aluguel-social-de-vitima-de-violencia-domestica/2163929537

Informações relacionadas

Daniela Cabral Coelho, Advogado
Notíciashá 3 meses

Homem que caiu no “golpe do amor” não será indenizado pelo banco

Daniela Cabral Coelho, Advogado
Notíciashá 3 meses

Representantes dos três Poderes do estado se reúnem para tratar do atendimento à mulher vítima de violência

Rafael Lemos, Advogado
Notíciashá 3 meses

Gravação ambiental clandestina é válida se direito protegido tem valor superior à privacidade do autor do crime

Sexta Turma assegura prisão domiciliar a mulher trans que teria de cumprir pena em presídio masculino

Daniela Cabral Coelho, Advogado
Notíciashá 3 meses

Projeto de Lei tipifica crime de manipulação de fotos e vídeos com inteligência artificial contra a mulher

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)