Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Primeira fase do exame da OAB pode ter validade de cinco anos

    há 13 anos

    A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal reúne-se na próxima terça-feira (05/07), às 11h, quando deve analisar o Projeto de Lei do Senado 188/2010, que estabelece prazo de validade de cinco anos para a primeira fase do exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

    Os bacharéis em Direito precisam fazer uma prova objetiva (primeira fase) e uma discursiva (segunda fase) para conseguirem atuar como advogados. Hoje, se um candidato é reprovado na segunda fase, precisa prestar novamente a prova da primeira. O projeto, de autoria do ex-senador Paulo Duque, estabelece que o candidato que for aprovado na primeira fase terá o período de até cinco anos para conseguir a aprovação na segunda etapa.

    Na justificativa, o autor diz que a reprovação da segunda fase "não poderá implicar também a reprovação da primeira fase, tendo em vista que o candidato já fora aprovado nesta etapa". Outra razão apontada como relevante pelo autor é que o valor da taxa de inscrição cobrado pela OAB perante a banca organizadora não é "de forma alguma compatível com a situação socioeconômica de um candidato recém-formado e que, em muitos casos, contribui também na complementação da renda familiar". Segundo Paulo Duque, esse ciclo poderia gerar uma "fábrica de cursinhos preparatórios" para o exame da OAB.

    O relator, senador Vicentinho Alves (PR-TO), vai apresentar voto favorável à aprovação do projeto. Se aprovada, a matéria segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Com informações da Agência Senado/Observatório Eco.

    • Publicações1954
    • Seguidores328717
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1027
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/primeira-fase-do-exame-da-oab-pode-ter-validade-de-cinco-anos/2760865

    Informações relacionadas

    Elementos de Prova - TJSP - Ação Defeito, Nulidade ou Anulação - Procedimento Comum Cível - contra Banco BMG, Banco Itau Consignado, Banco C6 Consignado, Banco do Estado do Rio Grande do Sul, Banco Bradesco e Banco Safra

    Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
    Jurisprudênciahá 4 anos

    Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul TJ-RS - Agravo de Instrumento: AI XXXXX-94.2020.8.21.7000 RS

    Elder Nogueira, Advogado
    Notíciashá 6 anos

    Fui aprovado no exame da OAB durante a faculdade, o que fazer?

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 11 anos

    Aprovação na 1ª fase do Exame da OAB valerá para nova tentativa

    Fátima Burégio, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    TCC: você sabia que NÃO é obrigatório como requisito para conclusão de qualquer curso? Entre com um MS em face da sua Universidade

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)