Procon autua Banrisul e Santander em Porto Alegre
O Procon Porto Alegre autuou na segunda-feira (5) a agência do Banrisul, localizada na avenida Praia de Belas, e mais duas agências do Santander, que ficam na rua Sete de Setembro. Ambos os bancos não cumpriram a determinação de tempo máximo da fila de espera, que deve ser de até 15 minutos em dias normais e de 20 minutos em véspera de feriados ou dias de pagamento dos servidores públicos.
O Santander não havia atualizado o relógio do aparelho que emite senhas para os usuários do banco, o que gerou atrasos no atendimento. O tempo decorrido para que um consumidor fosse atendido chegou a 62 minutos.
O Banrisul também incorreu na mesma infração. O tempo de espera das filas chegou a uma hora e 20 minutos no Banco do Estado.
As agências são obrigadas, ainda, a divulgar em mural ou cartaz visível ao público com o tempo máximo de espera pelo atendimento, além de fornecer aos usuários dos serviços senha com data e horário de emissão - que serve de comprovante para eventuais reclamações.
Com a autuação, o estabelecimento é submetido a um processo administrativo no Procon municipal, que poderá resultar em multa de R$ 5.555,60. Em caso de reincidência, a multa pode chegar a R$ 11.111,20.
Serviço
O Procon Porto Alegre disponibiliza diversos canais para denúncias sobre o não cumprimento dos direitos do consumidor: o telefone (51) 3289-1774; a Central de Atendimento ao Cidadão - Fala Porto Alegre, no 156; e o saite do Procon: www2.portoalegre.rs.gov.br/procon , onde pode ser impresso o formulário de reclamação.
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