Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Procuradorias afastam reconhecimento indevido de vínculo empregatício de ex-advogado credenciado ao INSS

    há 12 anos

    Data da publicação: 01/02/2012

    A Advocacia-Geral da União (AGU) afastou, no Tribunal Regional Federal da 15.º Região, o pedido de reconhecimento de vínculo empregatício de um ex-advogado credenciado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que atuava em Campinas e Presidente Prudente (SP).

    As procuradorias seccionais federais em Campinas e Presidente Prudente e a Procuradoria Federal Especializada (PFE) do INSS explicaram que a Lei 6539/78, que trata da representação judicial das entidades do Sistema Nacional de Previdência Social, permite a contratação autônoma do advogado, sem vínculo empregatício, para atuar nas unidades do interior do país, na falta de um procurador federal.

    De acordo com os procuradores federais, o ex-advogado credenciado recebia por peças produzidas, trabalhava em escritório próprio, arcava com todos os custos, não estava sujeito a controle de horário, além de atender a outros clientes particulares.

    O advogado chegou a alegar que não havia horário determinado para retirar os trabalhos e que nunca recebeu punição disciplinar por perda de prazo ou não atendimento de solicitação da autarquia.

    A 1ª Vara do Trabalho de Presidente Prudente concluiu, no entanto, que não é possível reconhecer a existência de vínculo empregatício entre as partes. "Ainda que estivessem presentes os requisitos previstos no artigo da CLT não seria possível reconhecer o vínculo, haja vista não ter o autor se submetido a concurso público".

    As PSFs de Campinas e Presidente Prudente e a PFE/INSS são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

    Ref.: Recurso Ordinário 0122500-36.209.5.15.0026 - 1ª Vara do Trabalho de Presidente Prudente

    Uyara Kamayurá

    • Publicações11300
    • Seguidores167
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procuradorias-afastam-reconhecimento-indevido-de-vinculo-empregaticio-de-ex-advogado-credenciado-ao-inss/3006187

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)