Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Procuradorias asseguram aplicação de cronograma do INSS para pagamentos de atrasados de revisões automáticas de benefícios na BA

    há 10 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) assegurou, na Justiça Estadual da Bahia, a aplicação de calendário estabelecido pelo Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) para pagamentos atrasados de revisões automáticas de benefícios previdenciários.

    Um segurado ajuizou ação para obter o direito à revisão da renda mensal inicial do benefício previdenciário, bem como o pagamento dos atrasados. Acolhendo os argumentos apresentados pelas procuradorias da AGU, a Juíza de Direito da Vara de Acidentes de Trabalho da Comarca de Salvador reconheceu que houve a revisão da Renda Mensal Inicial (RMI) dos benefícios, afastando o pedido do autor.

    Quanto aos atrasados, a Justiça seguiu entendimento apresentado pelos procuradores de que não existiria fundamento para o segurado buscar, em ação individual, o pagamento imediato dos valores apontados como devidos. Segundo as unidades, a Resolução nº 268/2013, editada pela presidência do INSS, estabelece a revisão automática dos benefícios por incapacidade e pensão por morte. Além disso, por meio do Decreto nº 6.939/2009 foi dada nova interpretação ao artigo 29, inciso II, da Lei nº 8.213/91, além de fixar o cronograma para pagamento das diferenças, cujas prioridades foram graduadas segundo a idade e a circunstância de o benefício estar ativo ou cessado.

    Os procuradores ressaltaram que a Resolução foi criada após acordo judicial celebrado entre o Ministério Público Federal, o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical. O INSS, em conjunto com a AGU, com autorização do Ministério da Previdência Social, do Ministério da Fazenda, da Secretaria do Tesouro Nacional, da Secretaria do Orçamento Federal e do Ministério do Planejamento, conseguiu autorização para garantir a disponibilidade orçamentária para pagamento do passivo, diante da numerosa gama de segurados que tinham benefícios a serem revistos.

    "Quanto aos prazos de pagamento estabelecidos no referido acordo, em respeito ao princípio da isonomia, não se pode privilegiar o pagamento de segurados litigantes em detrimento daqueles que aguardarão o pagamento administrativo, que será realizado conforme planejamento orçamentário da Administração", concluiu a Justiça, ao extinguir o processo, sem exame do mérito.

    Inconformado, o segurado levou a questão ao Tribunal de Justiça da Bahia, alegando que seria indevido o prazo de pagamento dos atrasados imposto pelo INSS. A 1ª Câmara Cível do TJ/BA seguiu os argumentos da AGU e negou provimento ao recurso, mantendo o entendimento da magistrada de 1º grau. A decisão destacou que "o cronograma de pagamento, ao contrário do sustentado pelo recorrente, dado o montante total a ser pago a todos os beneficiários, deve ser considerado razoável, tanto que o MPF e o Sindicato dos Aposentados concordaram, tendo sido, ainda, homologado pelo juízo processante da Ação Civil Pública".

    Atuaram na ação a Procuradoria Federal no estado da Bahia (PF/BA) e a Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto Nacional do Seguro Nacional (PFE/INSS), unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

    Ref.: Apelação Cível nº 333324-36.2013.8.05.0001 - 1ª Câmara Cível do TJ/BA.

    Leane Ribeiro

    • Publicações11300
    • Seguidores167
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações170
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procuradorias-asseguram-aplicacao-de-cronograma-do-inss-para-pagamentos-de-atrasados-de-revisoes-automaticas-de-beneficios-na-ba/112327169

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)