Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Procuradorias confirmam ato de exoneração da UFT a professor que reprovou em exame de estágio probatório

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 10 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) comprovou, na Justiça, que decisao da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de exonerar um professor auxiliar do curso de Direito ocorreu dentro da legalidade. Ele foi reprovado em estágio probatório e requeria a anulação do ato, além do pagamento dos salários referentes ao tempo em que esteve afastado do serviço público.

    De acordo com os procuradores da AGU que atuaram no caso, o ex-professor não alcançou nota sete na avaliação de desempenho, que de acordo com a Resolução nº 06/2004 do Conselho Universitário é considerada como nota limite para aprovação de docentes em estágio probatório.

    O autor também argumentava que havia trabalhado três anos consecutivos na universidade e que, por conta disso, havia atingido a estabilidade. Mas, segundo os procuradores, o ex-professor ingressou nos quadros da universidade em abril de 2006 e foi exonerado em março de 2009. Portanto, ele teria trabalhado por dois anos e onze meses.

    A 1ª Vara da Seção Judiciária do Tocantins acolheu os argumentos da AGU e julgou improcedentes os pedidos do ex-docente. Para a magistrada que analisou o caso, a estabilidade depende da conjugação de dois fatores. Um deles, temporal, é a observância de três anos de efetivo exercício. O outro, de natureza valorativa, exige a obediência regular das atribuições e dos deveres do cargo. "A comissão concluiu pela reprovação do autor, após regular procedimento do qual foi assegurado o contraditório e a ampla defesa", completou.

    Atuaram no caso a Procuradoria Federal no Tocantins e Procuradoria Federal junto à UFT, unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

    Ref.: Ação Ordinária nº 6090-74.2011.4.01.4300 - 1ª Vara da Seção Judiciária do Tocantins.

    • Publicações48958
    • Seguidores671
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações223
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procuradorias-confirmam-ato-de-exoneracao-da-uft-a-professor-que-reprovou-em-exame-de-estagio-probatorio/145333022

    Informações relacionadas

    CRISTIANA MARQUES ADVOCACIA, Advogado
    Notíciasano passado

    Decisão: Liminar garante direito de remoção de professora de Universidade Federal para tratamento de saúde do seu filho.

    Ministério Público Federal
    Notíciashá 12 anos

    MPF/TO aciona ex-professor da UFT por acumular cargos públicos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)