Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Programa da Receita Federal evita multa para o produtor rural

A Receita Federal assegura que o Programa Nacional de Conformidade Tributária estimula a autorregularização e orienta para o correto cumprimento das obrigações tributárias

há 7 meses

A Receita Federal incluiu o setor agropecuário no Programa Nacional de Conformidade Tributária agora no mês de setembro, e já iniciou ações de fiscalização na atividade rural. A ideia é avaliar, com cruzamento de dados, receitas e despesas declaradas dos produtores rurais pessoas físicas. Ao encontrar alguma irregularidade, no entanto, a Receita não aplicará multa inicial: o contribuinte terá oportunidade de solucionar a pendência sem penalidade.

A fiscalização foca na declaração de receitas e despesas relativas à atividade rural na apuração do resultado fiscal dos produtores. Em suma, a Receita quer descobrir se as receitas foram todas declaradas e se as despesas foram, de fato, relativas à atividade rural. Para isso, a RFB vai cruzar as informações com outros bancos de dados: declarações de imposto de renda; livro caixa digital (exigido para produtores com faturamento anual a partir de R$ 4,8 milhões); registros de operações de arrendamento e parcerias no campo.

O contribuinte vai receber uma notificação, por carta ou e-mail, apontando as incoerências detectadas e um prazo de 60 dias para realizar as retificações. Existe inclusive a chance de parcelar o valor devido nessa etapa. Mas, caso não regularize no prazo, aí sim, o contribuinte estará sujeito a multa que pode chegar a 225% do valor devido. Além disso, ficará com restrições no cadastro.

A Receita Federal assegura que o Programa Nacional de Conformidade Tributária estimula a autorregularização e orienta para o correto cumprimento das obrigações tributárias. O programa foi experimentado inicialmente em cinco estados e somou 53.689 notificações de correção (atos de autorregularização).

  • Sobre o autorFoco em demandas envolvendo a reestruturação de passivos.
  • Publicações156
  • Seguidores22
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações35
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/programa-da-receita-federal-evita-multa-para-o-produtor-rural/1978343206

Informações relacionadas

Fisco não deve exigir de empregador rural pessoa física a contribuição do salário educação

Fulgencio Ribeiro, Advogado
Artigoshá 10 anos

Aposentadoria por Invalidez e retorno voluntário ao trabalho

Alessandra Strazzi, Advogado
Artigoshá 2 anos

Tutela antecipada contra o INSS pode gerar obrigação de devolver benefício

André Beschizza, Advogado
Artigoshá 10 meses

Aposentado por invalidez pode trabalhar?

Waldemar Ramos Junior, Advogado
Artigoshá 8 anos

INSS não pode cobrar devolução de valores após cancelamento de benefício previdenciário

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)