Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto de Lei assegura nome de filho e cônjuge do titular na fatura de consumo

    O deputado Talles Barreto (PTB) propõe, no projeto de lei nº 4.251, que os cônjuges e os filhos dos usuários dos serviços públicos- como água, luz e telefone- possam ter o direito de solicitar a inclusão de seus nomes na fatura mensal de consumo desses serviços. O projeto atende também as pessoas que vivem em união estável. A propositura tem como principal objetivo atestar a residência dos cônjuges, companheiros e filhos, no âmbito do Estado de Goiás, e dessa forma solucionar o constrangimento a que muitos cidadãos ficam submetidos por não conseguirem apresentar o comprovante de endereço oficial em seu nome. Ainda segundo o projeto, embora uma declaração de próprio punho possa ser apresentada, esta não elimina o sentimento de frustração do cidadão ou cidadã e não é facilitadora, grande vantagem da inclusão do nome na fatura de consumo. Uma ressalva é que em alguns órgãos públicos e privados, apenas a declaração de próprio punho não é aceita como comprovante de endereço. Isso causa constrangimento além de burocratizar e aumentar a demora para o término do serviço que o cidadão pretende, pois a alteração do nome do titular na fatura de consumo requer um prazo. Isto ocorre com cônjuge ou companheiros e seus filhos, tendo em vista que as faturas de serviço público, assim como as demais despesas, normalmente são pagas com o rendimento dos casais e até mesmo dos filhos, visto que na sociedade moderna, a família divide as responsabilidades da vida em comum, afirma o deputado.

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações25
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-de-lei-assegura-nome-de-filho-e-conjuge-do-titular-na-fatura-de-consumo/112145900

    Informações relacionadas

    Declaração de próprio punho pode valer como comprovante

    Camila Moreira, Pedagogo
    Artigoshá 10 anos

    Creche: direito da mãe trabalhadora ou direito da criança?

    Kemp exige aplicação da lei da declaração de próprio punho

    Declaração de próprio punho vale como comprovante em MS

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)