Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto impede filiação de conselheiros tutelares a partidos políticos

    Publicado por JurisWay
    há 12 anos

    O cidadão que decidir se candidatar ao Conselho Tutelar de seu município não poderá ser filiado a partido político - e caso se filie depois de eleito, perderá o mandato. Isso é o que determina projeto de lei ( PLS 221/2012 ) de autoria do senador João Vicente Claudino (PTB-PI). O projeto foi apresentado em junho e está tramitando na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

    Generalizou-se o fato de a função de conselheiro tutelar ser procurada para a satisfação de interesses outros que não os da promoção dos direitos e deveres das crianças e dos adolescentes, afirma o senador João Vicente Claudino na justificação do projeto.

    A proibição de vínculo político-partidário dos conselheiros tutelares tem por objetivo, explica o autor, evitar que o prestígio do cargo seja utilizado com trampolim para a política eleitoral no município de atuação.

    O projeto também acrescenta no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 8.069/1990 ), que trata dos conselhos tutelares, que os candidatos ao cargo devem ter reconhecida atuação na defesa e promoção dos direitos da criança e do adolescente.

    Depois de ser votado na CDH, onde tem como relator o senador Paulo Davim (PV-RN), o projeto será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que dará a decisão terminativa.

    Os conselhos tutelares foram criados pelo ECA com o intuito de zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes. É um órgão autônomo e seus integrantes são escolhidos pela comunidade. Cada município deve ter, no mínimo, um conselho tutelar composto por cinco membros, com mandato de três anos, renovável uma vez. Atualmente a lei já exige idade mínima de 21 anos, residência no município e reconhecida idoneidade moral. Leis municipais podem tratar do funcionamento dos conselhos e da remuneração dos conselheiros.

    Agência Senado

    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2827
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-impede-filiacao-de-conselheiros-tutelares-a-partidos-politicos/3186049

    Informações relacionadas

    Samara Ohanne, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Conselheiro tutelar pode ser candidato a vereador em 2020?

    Tribunal Superior Eleitoral
    Jurisprudênciahá 20 anos

    Tribunal Superior Eleitoral TSE - RECURSO ESPECIAL ELEITORAL: RESPE 22759 PR

    Laís Gasparotto Jalil , Advogado
    Artigosano passado

    Militar da ativa pode filiar-se a partido político?

    Murilo Lima Nogueira, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Requerimento de Desfiliação Partidária

    ContratoRecurso Blog, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    Modelo De Contrato De Prestação De Serviços Voluntários

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)