Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto incentiva reinserção de ex-presidiários no mercado de trabalho

    Reinserir no mercado de trabalho os condenados pela justiça criminal que já quitaram suas dívidas com a sociedade. Com este objetivo o deputado Dilmar Dal Bosco (DEM) apresentou, esta semana, Projeto de Lei que concede benefícios fiscais às empresas que mantiverem dois ou mais egressos do sistema prisional em seu quadro de funcionários.

    A proposta determina que "pessoas jurídicas" recebam certificados expedidos pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), correspondentes ao valor do incentivo, que poderão ser revertidos no pagamento de Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) até o limite de 15%; Imposto sobre a Transmissão “Causa Mortis” e Doação (ITCD) até o limite de 30%; e na contribuição de melhorias decorrentes de obras públicas até o limite de 20%.

    “Há três anos, o Conselho Nacional de Justiça vem realizando mutirões carcerários com intuito de identificar pessoas que já cumpriram pena ou que tenham direito à progressão e ainda continuam encarceradas, e os números obtidos a partir deste programa demonstram que os índices de reincidência variam entre 60% a 70%, ou seja, sem perspectiva e sem oportunidades de ingressar no mercado de trabalho, o preso volta a praticar crimes”, argumentou.

    Outro benefício apontado por Dilmar é o incremento do mercado consumidor, já que os ex-presidiários passarão a fazer parte da chamada "população economicamente ativa", levando o Estado a compensar possíveis perdas decorrentes dos benefícios, através dos impostos embutidos nos bens de consumo.

    “A inclusão social é, sem dúvida alguma, a melhor maneira de inibir a volta ao crime. O preconceito e as dificuldades inerentes à busca de um emprego muitas vezes são suficientes para os abaterem, contribuindo muito para a perda de perspectiva de futuro”, lamentou.

    SISTEMA PRISIONAL - Dilmar Dal Bosco alerta, em sua justificativa, para o caos instalado no sistema prisional brasileiro, que, segundo dados do Ministério da Justiça, atingiu no início de 2011 a marca de meio milhão de presos, sendo que 44% destes são provisórios. Os números revelam um crescimento expressivo nos últimos dois anos, quando, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), existiam 446 mil detentos nas penitenciárias do Brasil. Relativamente, existem 385 detentos para cada grupo de 1.000 habitantes, quase o dobro do registrado na Argentina e mais que o triplo da taxa existente na Dinamarca.

    “Enquanto esse sistema prisional for desumanizado, não possuir o mínimo de dignidade, ele só gerará mais violência. E essa violência retorna para a própria sociedade”, pontuou.

    Mais informações

    Assessoria de Imprensa do Deputado Dilmar Dal Bosco

    fone: 3313-6838

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1763
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-incentiva-reinsercao-de-ex-presidiarios-no-mercado-de-trabalho/2631077

    Informações relacionadas

    Conselho Nacional de Justiça
    Notíciashá 10 anos

    Inserção de presos no mercado de trabalho beneficia empresas e sociedade

    Maria Izabel Costa de Carvalho, Estudante de Direito
    Artigoshá 2 anos

    As Dificuldades de Ressocialização de Ex-detentos

    Anne Gomes, Bacharel em Direito
    Artigoshá 2 anos

    EX-Presidiários e o preconceito no mercado de trabalho

    Conselho Nacional de Justiça
    Notíciashá 14 anos

    Portal de Oportunidades do CNJ oferece mais de 1.300 vagas para presos e ex-detentos

    Notíciashá 14 anos

    Portal de Oportunidades do CNJ oferece mais de 1.300 vagas para reeducandos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)