Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto Padrinho realiza Curso Preparatório para Apadrinhamento

    O Projeto Padrinho de Campo Grande realiza nos dias 10, 11 e 12 de maio, no plenário do Tribunal do Júri, no Fórum da Capital, o Curso Preparatório para Apadrinhamento. O projeto que visa proporcionar a crianças e adolescentes acolhidas uma melhoria na sua qualidade de vida, quer por meio de padrinhos prestadores de serviços, financeiros ou afetivos, busca nesta capacitação novos voluntários na modalidade de apadrinhamento afetivo.

    O curso tem início às 19 horas de quarta-feira (10) e a abertura será feita pela juíza da Infância, Juventude e do Idoso, Katy Braun do Prado. Na primeira noite serão abordados os aspectos do apadrinhamento, motivações e expectativas do casal ou da pessoa que deseja apadrinhar uma criança.

    No segundo dia, o curso trará aspectos psicológicos e cognitivos das crianças e adolescentes. Por fim, no terceiro dia será abordada a construção do vínculo: comunicação, limites e regras de convivência, além de uma dinâmica surpresa que envolverá participantes do curso e também as crianças e adolescentes que estão aptos a serem apadrinhados.

    O curso é gratuito e aberto ao público em geral. Para quem deseja se tornar um padrinho é necessário possuir mais de 18 anos. As inscrições podem ser feitas na hora. A capacitação tem início todos os dias às 19 horas, com encerramento às 22 horas. Ao final do curso será emitido certificado. O acesso ao plenário do Tribunal do Júri se dá pela Rua da Paz, quase esquina com a 25 de dezembro, no portão ao lado da Estátua da Justiça.

    A exemplo do Curso de Preparação à Adoção, a capacitação para novos padrinhos foi remodelada e, a partir de agora, passa de um para três dias de curso, com o intuito de aprofundar a reflexão sobre o papel dos padrinhos para crianças e adolescentes acolhidos, além de oferecer um treinamento multidisciplinar aos novos voluntários.

    De forma inédita, o Projeto Padrinho também está ministrando uma capacitação exclusiva para as crianças e adolescentes que serão apadrinhadas, proporcionando uma escuta e orientação para estes jovens acolhidos, promovendo uma reflexão sobre as possibilidades de serem apadrinhados afetivamente.

    Padrinho Afetivo – O apadrinhamento afetivo é uma proposta alternativa que se apoia no art. 4 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O padrinho é alguém que oportuniza a quem se encontra acolhido um convívio familiar e comunitário, levando as crianças e adolescentes para passear, brincar, dentre outras formas possíveis de contato que visam uma relação direta que contribuem para o desenvolvimento psicossocial, por meio da construção de laços afetivos e apoio educacional. O padrinho afetivo também pode prestar orientações com relação à saúde, formação intelectual e moral.

    Mais informações podem ser obtidas no Fórum de Campo Grande, situado na Rua da Paz, 14, ou pelos telefones 3317-3512/ 3548/3551.

    • Publicações14505
    • Seguidores739
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações624
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-padrinho-realiza-curso-preparatorio-para-apadrinhamento/455852457

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)