Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Promotor de Justiça fala da importância do Ministério Público para a sociedade

    O promotor de Justiça e coordenador dos Núcleos de Mediação Comunitária, Edson de Sousa Landim, realizará uma palestra sobre o tema “Ministério Público e a Sociedade”, nesta sexta-feira (03/08), às 9h, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Dom Aloísio Lorscheider, na rua Júlio Silva, 400 - Praia do Futuro.

    O Ministério Público tem como papel fiscalizar e proteger os princípios e interesses fundamentais da sociedade. Por isso, seu funcionamento é independente de qualquer dos três Poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário. Para garantir que o seu trabalho esteja livre de intervenção de qualquer dos poderes, a Constituição Federal reserva a ele uma seção específica, no Capítulo 4 - "Das Funções Essenciais e Justiça".

    A missão do Ministério Público vai muito além de ser simplesmente o guardião da lei. Abrange também a guarda e a promoção da democracia, da cidadania, da justiça e da moralidade. Além disso, cuida dos interesses da sociedade de uma maneira geral, principalmente nos setores mais vulneráveis e mais necessitados de amparo, como as etnias oprimidas, o meio ambiente, o patrimônio público e os direitos humanos, entre outros.

    As funções atribuídas ao Ministério Público na Constituição brasileira acumulam as características de fiscal, ouvidor e advogado do povo. Colocam-no em uma interessante posição de defensor da sociedade contra possíveis abusos do Estado, ao mesmo tempo em que defende o Estado democrático de direito contra possíveis ataques de particulares de má-fé.

    O Ministério Público tanto pode agir por sua própria iniciativa, sempre que considerar que os interesses da sociedade estejam ameaçados, quanto pode ser acionado por qualquer cidadão que considerar que algum direito ou princípio jurídico esteja sob ameaça.

    Neste âmbito, o programa de Mediação Comunitária junto ao Ministério Público é protagonista da busca permanente de mecanismos extrajudiciais de solução de conflitos. A mediação é uma das técnicas de administração pacífica de conflitos que busca a pacificação social, propiciando o fortalecimento dos vínculos comunitários, bem como o desenvolvimento de uma cultura de paz.

    Fonte: Ascom

    • Publicações3287
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1343
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/promotor-de-justica-fala-da-importancia-do-ministerio-publico-para-a-sociedade/100016828

    Informações relacionadas

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 14 anos

    Quais são os princípios institucionais do Ministério Público? - Áurea Maria Ferraz de Sousa

    Julio Matheus Da Silva Ferreira, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    (modelo) - Alegações Finais por Memoriais - Furto qualificado

    Associação Brasileira de Advogados
    Notíciashá 9 anos

    O Ministério Público na Constituição Federal.

    Adelson Júnior Alves Benvindo, Oficial de Justiça
    Artigoshá 10 anos

    Noções sobre a atuação extrajudicial do Ministério Público

    Galvão & Silva Advocacia, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Advogado de defesa e advogado de acusação: qual a diferença?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)