Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Promotor quer efetiva atuação de "amarelinhos" sob pena de responsabilização por prevaricação

    O promotor de Justiça de Defesa do Cidadão de João Pessoa, Valberto Cosme de Lira, baixou uma recomendação dando um prazo de 48 horas para que a Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) providencie a desgnição de agentes de trânsito para realizarem fiscalização permanente nas Praças João Pessoa e 1817, bem como na Rua das Trincheiras até as imediações da Agência da Caixa Econômica. A recomendação visa por fim “a bangunça generalizada causada por veículos que estacionam obstruindo as rampas de acesso a usuários de cadeiras de roda e em faixa proibida, sem que exista efetiva atuação dos agentes de trânsito” nos locais.

    De acordo com a recomendação do promotor do Cidadão, a falta de atuação efetiva dos chamados amarelinhos, “caracteriza a prática do delito de prevaricação, previsto no artigo 319, do Código Penal Brasileiro, que criminaliza a conduta do funcionário público, com pena de detenção de três meses a um ano, além da multa, retardar ou deixar de praticar, indevidamento, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal”.

    A recomendação baixada pelo promotor Valberto Lira observa a necessidade da Prefeitura adotar medidas emergenciais no sentido de organizar o trânsito da Capital, e, com urgência, os locais mencionados na recomendação. O promotor solicitou, ainda, à STTrans a remessa da escala diária de trabalho dos agentes de trânsito, com nomes e número de matrículas de cada um, para que seja apurada, pela Promotoria do Cidadão, a prática de prevaricação de qualquer deles.

    45 dias

    Valberto Lira deu um prazo de 45 dias para que a STTrans faça um levantamento dos estabelecimentos comerciais que piontaram seus meios fio de amarelo ou colocaram cavaletes ou correntes na frente, fasendo restabelecer a cor original (branca) ou a retirada dos cavaletes e correntes, para que sejam respeitadas as normas do trânsito.

    “Caso a recomendação não seja atendida, a Promotoria de Defesa do Cidadão vai adotar as medidas legais cabíveis, porque é preciso obedecer as leis, o que não vem acontecendo, esécialmente no Centro da cidade de João Pessoa”, observou o promotor.

    • Publicações6496
    • Seguidores23
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/promotor-quer-efetiva-atuacao-de-amarelinhos-sob-pena-de-responsabilizacao-por-prevaricacao/2667207

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)