Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Proposta de alteração do CPC deixa a critério do juiz a faculdade de definir a quem caberá o ônus da prova

    Publicado por Espaço Vital
    há 16 anos

    A Câmara dos Deputados analisa projeto de lei de autoria do deputado Manoel Júnior, que concede ao juiz, em casos complexos, a faculdade de definir a qual das partes envolvidas no processo caberá o ônus da prova.

    Este é o encargo, atribuído pela lei a cada uma das partes, de demonstrar a ocorrência dos fatos de seu interesse.

    A proposta altera o Código de Processo Civil , cujo art. 333 passaria a ter a seguinte redação:

    “Art. 333. O ônus da prova incumbe:

    I – ao autor, quanto ao fato constitutivo do seu direito; II – ao réu, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor. § 1º - E nula a convenção que distribui de maneira diversa o ônus da prova quando:

    I – recair sobre direito indispensável da parte;

    II – tornar excessivamente difícil a uma parte o exercício do direito.

    § 2º - É facultado ao juiz, diante da complexidade do caso, estabelecer a incumbência do ônus da prova de acordo com o caso concreto".

    O autor do projeto de lei justifica que"a norma presente no art. 333 do CPC estabelece que o ônus da prova é estático: do autor, com relação ao que alega, e do réu, em relação a fato extintivo, modificativo ou impeditivo do direito do autor; contudo, a doutrina processualista desenvolveu a teoria da distribuição dinâmica do ônus da prova ou das cargas probatórias dinâmicas que defende que o ônus da prova deve ser distribuído de acordo com as peculiaridades do caso concreto". (PL nº 3.015).

    • Publicações23538
    • Seguidores516
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações121
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/proposta-de-alteracao-do-cpc-deixa-a-criterio-do-juiz-a-faculdade-de-definir-a-quem-cabera-o-onus-da-prova/19295

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)