Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    PRR-5: Anatel não pode apreender equipamentos de rádio comunitária irregular

    há 15 anos

    A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não pode apreender equipamentos de rádio comunitária que funciona sem autorização do Ministério das Comunicações. Essa é a posição do Ministério Público Federal (MPF) em parecer favorável ao recurso da Rádio Portal do Sertão FM do município de Craíbas, no agreste alagoano contra decisão da 8ª Vara da Justiça Federal em Alagoas, que determinou a apreensão dos equipamentos da emissora.

    A sentença acatou pedido da Anatel e decretou a suspensão do funcionamento da rádio sob pena de aplicação de multa diária de R$ 1 mil. A Justiça Federal determinou ainda a apreensão dos equipamentos da emissora, mantendo-os sob custódia da Anatel até que a rádio seja regularizada. Para a Associação de Desenvolvimento Cultural e Social do Portal do Sertão do Município de Craíbas, responsável pela emissora, a apreensão de bens de terceiros pela Anatel configura abuso de poder.

    Em seu parecer, o MPF ressalta que a Rádio Portal do Sertão já realizou o cadastro de demonstração de interesse em prestar o serviço de radiodifusão comunitária, primeira etapa do procedimento de regularização das rádios junto ao Ministério das Comunicações. Além disso, afirma que o funcionamento de serviço de radiodifusão comunitária sem a devida autorização não configura crime, mas apenas irregularidade administrativa.

    Visto que os equipamentos não são produtos de crime e que já foi determinada a paralisação das atividades da rádio sob pena de multa diária, o MPF considera que não há necessidade de que os bens sejam mantidos sob a custódia da Anatel. Até porque a Rádio Portal do Sertão poderá utilizar os seus equipamentos quando for concluído o trâmite já iniciado junto ao Ministério das Comunicações e a emissora receber autorização para funcionar.

    O recurso será julgado pela Segunda Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Recife.

    Nº do processo no TRF-5: 2007.80.01.000500-6 (AC 443590 AL)

    A divulgação desta notícia não substitui a comunicação oficial deste ato pelo órgão responsável.

    A Procuradoria Regional da República da 5ª Região (PRR-5) é a unidade do Ministério Público Federal que atua perante o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), a segunda instância do Poder Judiciário Federal para os estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

    Assessoria de Comunicação Social

    Procuradoria Regional da República da 5ª Região

    Telefones: (81) /

    E-mail: ascom@prr5.mpf.gov.br

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações487
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prr-5-anatel-nao-pode-apreender-equipamentos-de-radio-comunitaria-irregular/1354588

    Informações relacionadas

    Âmbito Jurídico
    Notíciashá 8 anos

    TRF4 mantém multa a operador de rádio pirata em Joinville (SC)

    Advocacia Geral da União
    Notíciashá 13 anos

    Garantida apreensão de equipamentos de rádio comunitária que funcionava sem autorização da Anatel

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)