Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Punição para quem substituir ou retirar peças de produtos sem autorização do consumidor es...

    Publicado por JurisWay
    há 13 anos

    Os senadores devem votar na sessão deliberativa desta quinta-feira (10), a partir das 14h, o projeto de lei da Câmara (PLC 143/08), que altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) para incluir, como infração penal, a substituição ou retirada de peças e componentes de produtos sem autorização do consumidor. A pena prevista para esse tipo de infração é detenção de três meses a um ano e multa.

    De autoria do então deputado Maurício Rabelo, o projeto recebeu emendas de redação no Senado. Segundo o autor da matéria, o objetivo é coibir, especialmente, furtos de carros e objetos em oficinas. A proposição pretende também punir a prática de retirar peças originais de produtos no período em que o consumidor deixa o objeto na loja para ser feito o orçamento.

    A matéria foi examinada pelas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), relatada pela então senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) e pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), respectivamente. Na CCJ, o PLC recebeu duas emendas de redação, também aprovadas pela CMA.

    O texto final do PLC altera o artigo 70 do Código de Defesa do Consumidor. Por esse artigo, está prevista pena de detenção de três meses a um ano e multa para quem usar peça ou componentes de reposição usados na reparação de produtos sem autorização do consumidor. O PLC acrescentou parágrafo único para determinar que, incorrerá nas mesmas penas, quem substituir ou retirar peças e componentes de produtos sem autorização do consumidor. Helena Daltro Pontual / Agência Senado

    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações846
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/punicao-para-quem-substituir-ou-retirar-pecas-de-produtos-sem-autorizacao-do-consumidor-es/2560642

    Informações relacionadas

    Raiane Campos, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    A oficina mecânica efetuou reparos no meu carro além dos previstos no orçamento e autorizados por mim. Devo pagar por eles?

    Lucas Miguel Medeiros, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [OAB] [Modelo] [Cível] Contestação com Reconvenção - Acidente de trânsito

    Flávia Ortega Kluska, Advogado
    Notíciashá 6 anos

    STJ - Oficina mecânica pode reter veículo até que haja o pagamento do serviço contratado?

    Lucas Rodrigues, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    As peças substituídas sem a minha autorização, devo pagar?

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais
    Jurisprudênciahá 14 anos

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Cível: AC XXXXX-86.2008.8.13.0105 Governador Valadares

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)