Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Quebra de contrato por interesse público tem de ter contraditório

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 12 anos

    A municipalidade não pode, a seu bel-prazer, simplesmente quebrar unilateralmente um contrato administrativo entabulado com particular sem oferecer a este a chance do contraditório e da ampla defesa, mesmo alegando razões de interesse público. Logo, a quebra do contrato é nula, e seus efeitos ensejam indenização à parte prejudicada. Sob esta fundamentação , a 22ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul condenou o Município de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, a indenizar o Banco Santander, por quebra unilateral de contrato.

    Após quatro anos de vigência do contrato para que o banco admnistrasse a conta da folha de pagamento da prefeitura e de ter recebido à vista o valor acordado como contrapartida, o prefeito quebrou o contrato administrativo com o Santander, repassando o serviço para o Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), que é estatal.

    A relatora da Apelação no TJ-RS, desembargadora Maria Isabel de Azevedo Souza, afirmou que o argumento de que o serviço seria melhor prestado por uma instituição financeira pública não é suficiente para determinar a rescisão unilateral do contrato. Além do mais, não foi dada oportunidade ao banco privado de se manifestar sobre as razões de interesse público invocadas, nem sobre os efeitos patrimoniais da extinção antecipada do contrato.

    Para a relatora, a visão política do prefeito não tem força suficiente para caracterizar a alta relevância social para extinguir, por ato imperial, o contrato administrativo, mormente porque diz respeito à gestão de atividade meio: pagamento dos servidores públicos, considerou a magistrada.

    No acórdão, o colegiado manteve a decisão de primeiro grau que mandou a municipalidade restituir o valor pago antecipadamente pelo banco para indenizar o período que es...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores11018
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações144
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quebra-de-contrato-por-interesse-publico-tem-de-ter-contraditorio/3116559

    Informações relacionadas

    Cacholas & Neves Advogados, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Vícios Do Contrato Administrativo e o Dever de Indenizar do Estado

    Recurso - TJAC - Ação Liminar - Mandado de Segurança (Cível) - de Emerson Costa - Sociedade Unipessoal de Advocacia

    Josimar Wellington dos Santos, Estudante
    Artigoshá 8 anos

    Prejuízo ao erário por atos de improbidade administrativa - o efetivo e intregral ressarcimento

    Âmbito Jurídico
    Notíciashá 10 anos

    CNMP instaura PAD e afasta ex-procurador-geral de Justiça do MP/MS

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)