Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Randolfe: analfabetismo no Brasil é vergonhoso e reflete descaso dos governantes

Publicado por Senado
há 11 anos

Há 25 anos, em seu famoso discurso durante a promulgação da Constituição de 1988, o deputado Ulysses Guimarães (1916-1992), afirmou que “a cidadania começa com o alfabeto”, chamando a atenção para a baixa escolaridade da população. Foi o que lembrou nesta segunda-feira (7), o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), para quem a persistência do analfabetismo no Brasil reflete o descaso dos governantes.

- Ainda temos 13,2 milhões de brasileiros que não têm reconhecidos seus direitos de cidadãos, metade desses localizados no Nordeste do país. E mais, não temos tido as políticas, por parte do Estado, para este número ser traduzido a zero – afirmou.

Na época da promulgação da Constituição, disse Randolfe, o Brasil tinha 30,4 milhões de analfabetos, que correspondiam a 25% da população. Atualmente, observou, o país tem 13,2 milhões de analfabetos, ou 8,7% da população. Randolfe afirma que é de causar vergonha o fato de o Brasil não ter conseguido erradicar o analfabetismo depois de duas décadas e meia. Estados como Alagoas e Maranhão continuam com mais de 20% de analfabetos, acrescentou o senador.

- Nestes 25 anos o estado brasileiro se mostrou incapaz de erradicar o analfabetismo – pontuou.

Durante esses 25 anos, afirmou o senador, países como Tailândia, Equador, México, Venezuela, Guiana, Colômbia, Paraguai e Suriname conseguiram reduzir o analfabetismo em seus territórios de maneira muito maior e significativa do que o Brasil.

- E o que é trágico, é para nos deixar rubros de vergonha, a República do Zimbábue, na África, que tinha índices de analfabetismo maiores do que o nosso, nestes 25 anos reduziu mais o analfabetismo do que nós – acrescentou.

O senador salientou que, dos 13,2 milhões de brasileiros analfabetos, 7,1 milhões estão na região Nordeste. Nestes 25 anos, observou Randolfe, a maioria dos estados nordestinos não conseguiu queda significativa dos índices de analfabetismo.

- Os dados do Nordeste se comparam a São Vicente e Granadinas, Dominica, Guiné Equatorial, Barém, Namíbia, São Tomé e Príncipe, República do Congo. Os dados de analfabetismo do Nordeste brasileiro são iguais aos da Suazilândia, Ilhas Salomão, Vanuatu, Camboja, República do Quênia, Madagascar, Djibuti, Argélia e Líbia. Há regiões do Nordeste brasileiro com dados piores de analfabetismo do que países africanos que recentemente estiveram envolvidos em guerra civil – registrou.

  • Publicações54073
  • Seguidores268525
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações378
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/randolfe-analfabetismo-no-brasil-e-vergonhoso-e-reflete-descaso-dos-governantes/100704164

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Prezados

Acredito que pior seja o fato de que temos milhões de analfabetos portando Certificado de Conclusão do Ensino Médio; isto sendo decorrente da equivocada implantação do regime de Progressão Continuada, que é um conjunto de orientações incorporado à Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional (LDB - Lei 9394/96, artigo 32, parágrafo segundo), e pior, mesmo demonstrada sua ineficiência educativa, continua vigente.

Opinião de quem foi professor e desistiu. continuar lendo

O povo é ignorante e vota mal, os maus políticos gostam desta situação e não têm interesse nenhum em mudar o cenário atual. Afinal, quanto mais ignorantes melhor, pois fica muito mais fácil impor regras a quem não consegue questioná-las.

É muito desanimador ver que o Brasil tem todas as possibilidades de ser um grande país, mas infelizmente, não passa de um país grande... continuar lendo

O analfabetismo no Brasil é vergonhoso sim! E reflete muito pelo descaso dos nossos governantes desde os primórdios da rés-pública; e olha que isto perdura 119 anos, imagine então os avós, bizavós e tataravós. É notório que os fatos não alteram os valores da moral e dos bons costumes. Assim sendo, quem esqueceu do discurso do então presidente Lula, quando foi diplomado? É elementar que a alavanca do progresso de qualquer nação, vem pela ordem primaria, ou seja: pela aplicaçãoda Educação; e isto reflete no direito a Saúde, e Segurança sem contar os demais direitos e garantias legitimas. O que mais me chama atenção é que havia anteriormente por esses mesmos políticos, muitos comentários do atraso social na (Educação) imposta pela ditadura militar, e que levou 21 anos. No entanto, já se passaram 25 anos da política civil, e continuamos sem Educação, sem Segurança e sem Saúde, algo que pelo menos havia mesmo que precário. Hoje, além da cobrança de pedágios aleatóriamente, o povo ainda é surrupiado nas poucas obras de infraestruturas superfaturadas. Na próxima eleição você e eu vamos somar os 21 anos de ditadura e 25 anos de política civil ditatorial e vamos mudar toda esta corja que se dizem representantes do povo. A Coréia do Sul em 25 anos mudou toda a trajetória do país pela Educação, e nós aqui continuamos esperar que meia dúzia de espertalhões façam alguma coisa ainda, é ruim hein! Alerta Brasil. continuar lendo

__Como é bonito a preocupação dos políticos perto de eleição...impressionante!!!Eles precisam levar 4 anos pra poder enxergar os problemas primários do Brasil,como se fosse pouco tempo.Quem não enxerga isso são só eles mesmos=senadores,deputados,governadores etc...e sabem porque?porque isso é caro pra máquina pública gastar dinheiro...isso é despesa...isso é contra-tempo...isso se resolve depois...o importante é o cidadão meter o dedo polegar e deixar as digitais...tá tudo beleza Brasil...Será que tem alguém precisando de uma cesta básica aí?? continuar lendo