Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Receita publica IN que cria o Programa Auxiliar de Apuração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física para operações de Renda Variável – ReVar.

Instrução RFB estabelece as diretrizes para o envio de informações à Receita Federal relacionadas a transações realizadas no mercado financeiro e de capitais.

Publicado por Grupo Bettencourt
há 6 meses

Instrução RFB estabelece as diretrizes para o envio de informações à Receita Federal relacionadas a transações realizadas no mercado financeiro e de capitais.

A Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) publicou a Instrução Normativa RFB nº 2.164, datada de 25 de outubro de 2023, que cria o Programa Auxiliar de Apuração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física para operações de Renda Variável, conhecido como ReVar. Esta instrução estabelece as diretrizes para o envio de informações à Receita Federal relacionadas a transações realizadas no mercado financeiro e de capitais.

O ReVar será a calculadora oficial da Receita Federal para calcular o imposto incidente sobre a renda variável de pessoas físicas. Um programa em desenvolvimento, liderado pela RFB e em colaboração com a Bolsa de Valores – B3. Isso permitirá automatizar completamente o processo de apuração de ganhos em renda variável e, por consequência, o cálculo do Imposto de Renda devido nessas operões.

Atualmente, mais de 5,3 milhões de CPF distintos estão registrados na B3, com potencial para expandir esse número, especialmente entre os mais de 17,7 milhões de brasileiros que possuem contas de poupança com saldos superiores a 10 mil reais. O ReVar é fruto de uma parceria entre a Receita Federal do Brasil e a B3, com foco na preparação dos cidadãos para um futuro financeiro mais consciente em um ambiente digital desafiador, mas repleto de oportunidades para melhorar o ambiente de negócios e transformar o país.

O programa estará disponível no e-CAC para os contribuintes que autorizarem a bolsa de valores a compartilhar informações pertinentes com a RFB, seguindo o seguinte cronograma:

De janeiro a março de 2024, para os investidores incluídos na versão inicial do programa, destinada a testes de funcionamento e validação de regras.

A partir de abril de 2024, para os investidores que realizam operações apenas no mercado à vista e que não fazem operações de empréstimo de ativos e com ouro ativo financeiro.

A partir de janeiro de 2025, para os investidores que realizam as operações previstas no mercado à vista e de liquidação futura.

Além de calcular os resultados em renda variável e o imposto de renda, o ReVar oferecerá a emissão em tempo real do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) e possibilitará o pré-preenchimento automático da Declaração Anual do Imposto de Renda.

Essa adição de serviço demonstra o compromisso da Receita Federal em simplificar procedimentos, promover a conformidade tributária e segurança jurídica, além de fortalecer a confiança e a cooperação entre a RFB e a sociedade.

Categoria

Finanças, Impostos e Gestão Pública

Fonte.

  • Sobre o autorEcossistema de Negócios
  • Publicações1578
  • Seguidores176
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações628
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/receita-publica-in-que-cria-o-programa-auxiliar-de-apuracao-do-imposto-sobre-a-renda-da-pessoa-fisica-para-operacoes-de-renda-variavel-revar/2027287457

Informações relacionadas

Eliseu  Silveira, Advogado
Modeloshá 6 meses

Carta de Anuência - Protesto em Cartório

Guilherme Alves dos Santos, Advogado
Artigoshá 6 meses

LGPD: A responsabilidade civil do fornecedor perante o vazamento de dados

Marlon Campos, Advogado
Notíciashá 6 meses

2ª Turma afasta prescrição em caso de trabalho doméstico em condição análoga à escravidão

Rogério Tadeu Romano, Advogado
Artigoshá 6 meses

Algumas palavras sobre o novo marco das garantias no que concerne à alienação fiduciária envolvendo bem imóvel

Pedro Esperanza Sudário, Juiz Federal
Notíciashá 6 meses

STJ: Dívidas prescritas não podem ser cobradas nem mesmo extrajudicialmente

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Não concordo com a seguinte assertiva, que deve ter sido criada pela própria Receita:
“O ReVar é fruto de uma parceria entre a Receita Federal do Brasil e a B3, com foco na preparação dos cidadãos para um futuro financeiro mais consciente em um ambiente digital desafiador, mas repleto de oportunidades para melhorar o ambiente de negócios e transformar o país.”
O Revar certamente atenderá tão somente aos interesses da própria Receita, visto que o mercado já oferece dezenas de calculadoras financeiras voltadas ao controle tributário das operações em bolsas de valores e em ativos financeiros.
Portanto, ao contrário do excerto acima, o foco do aplicativo não está nó auxílio ao investidor, mas no controle dos tributos devidos pelo investidor. continuar lendo