Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Reconhecido vínculo empregatício de motorista autônomo

    Publicado por COAD
    há 14 anos

    A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho não acolheu recurso da Companhia Vale do Rio Doce, que pretendia descaracterizar o vínculo de emprego reclamado por um motorista autônomo que lhe prestava serviços fazendo o transporte de seus empregados em veículo próprio. O vínculo empregatício foi reconhecido pelo Tribunal Regional da 17ª Região (ES).

    A empresa sustentou que o Tribunal Regional não deu a devida atenção aos argumentos pelos quais ela comprovava não existir o vínculo empregatício, pois o que havia era um contrato de locação de veículo com o motorista, que recebia tanto por hora quanto por quilometragem rodada. A Companhia Vale do Rio Doce alegou que a sua atividade-fim é o ramo da mineração, não tendo, portanto, nada a ver com a atividade daquele trabalhador.

    O ministro Vantuil Abdala, relator do processo na Segunda Turma, afirmou que o Regional se manifestou sobre todos os argumentos apresentados como omissos pela empresa, "entendendo, contudo, que os fatos analisados desconfiguram o contrato de locação de veículo e caracterizam o vínculo de emprego." O empregado era proprietário e condutor do veículo e só poderia ser substituído mediante prévia autorização da empresa. Além disso, deveria estar sempre à disposição da Vale nos horários previstos. Um radiocomunicador foi instalado no veículo para garantir o contato permanente entre a empresa e o motorista.

    Evidenciados, pois, os fatos que configuram o vínculo de emprego, a Segunda Turma decidiu manter o entendimento do Regional e rejeitou o recurso de revista quanto ao tema "vínculo empregatício". (RR-152100-46.1997.5.17.0001/Numeração antiga : RR-1.521/ 1997-001-17-00.0)

    FONTE: Assessoria de Comunicação Social - TST

    • Publicações40292
    • Seguidores1094
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações83
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reconhecido-vinculo-empregaticio-de-motorista-autonomo/2075170

    Informações relacionadas

    Notíciashá 5 anos

    O que é pejotização?

    Bruno Pellizzetti, Advogado
    Notíciashá 5 anos

    Decreto Determina Regularização de Motoristas Autônomos

    Frederico Vales, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    Contestação Trabalhista

    Justiça do Trabalho conclui que não há vínculo de emprego entre entregadores e iFood

    Juri Descomplica, Bacharel em Direito
    Notíciashá 4 anos

    JT/SP: Não há vínculo empregatício de entregadores com iFood

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)