Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Reforma Trabalhista

Homologação de acordo extrajudicial pela Justiça do Trabalho

há 6 anos

A Lei 13.467/2017, conhecida como Reforma Trabalhista, inseriu o artigo 484-A trazendo a possibilidade de Empregado e Empregador firmarem acordo para a rescisão do contrato de trabalho, sendo devido pela metade: o aviso prévio (se indenizado) e indenização sobre o FGTS. Além disso, é possível que o Empregado realize o saque de 80% do Fundo De Garantia.

Além desta criação, a Lei também prevê um procedimento de jurisdição voluntária, qual seja, o processo de homologação de acordo extrajudicial, sem intervenção do sindicato, com previsão no artigo 855-B. Para que tenha validade o processo de homologação, é necessário petição conjunta das partes, porém, a representação pelo advogado deve ser distinta.

Nesse sentido, a 1ª Vara do Trabalho de Limeira homologou acordo, com algumas ressalvas.

O juiz indagou as partes sobre cláusula na petição sobre a responsabilidade do ex funcionário para que fosse limitada às pesquisas e estudos realizados durante a prestação de serviço. Além disso, destacou a isenção de honorários sucumbenciais. As custas foram fixadas e serão quitadas pela Empresa.

Para concluir, o juiz indagou o Empregado sobre a ciência dos termos da petição e sobre a impossibilidade de pleitos futuros na Justiça do Trabalho em relação ao contrato extinto.

Processo nº 0010394-55.2018.5.15.0014

  • Publicações1
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações235
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reforma-trabalhista/572121987

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)