Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Reforma Tributária: Profissionais liberais terão alíquota menor no IVA

Relator da proposta diz que imposto sobre valor agregado vai unificar cinco tributos e beneficiar médicos, advogados, engenheiros e outros.

Publicado por Paschoini Advogados
há 7 meses

A Reforma Tributária, que está em tramitação no Congresso Nacional, promete trazer mudanças significativas para os profissionais liberais que exercem atividades regulamentadas. Segundo o relator da proposta, senador Eduardo Braga (MDB-AM), esses trabalhadores terão uma alíquota reduzida do novo IVA (Imposto sobre Valor Agregado), que vai substituir cinco tributos federais: PIS, Cofins, IPI, CSLL e parte do IRPJ.

Em entrevista ao Estadão, Braga afirmou que o novo IVA vai simplificar o sistema tributário e reduzir a carga tributária para os profissionais liberais, que hoje pagam uma alíquota de 27,5% de IRPF sobre seus rendimentos. A nova alíquota ainda está em discussão, mas, segundo fontes ouvidas pelo jornal, o desconto poderá ser de 30% a 40%.

A medida beneficiará médicos, advogados, contadores, engenheiros, dentistas, arquitetos e outros profissionais que atuam por conta própria ou em sociedades simples. Para isso, eles deverão aderir ao regime de caixa, que considera o momento do recebimento do serviço prestado, e não o da emissão da nota fiscal.

Para o advogado tributarista e CEO do escritório Paschoini Advogados, dr. Angelo Paschoini, a Reforma Tributária é uma oportunidade para corrigir as distorções do atual modelo. "Hoje, os profissionais liberais sofrem com uma tributação excessiva e complexa, que dificulta o planejamento e a competitividade. O novo IVA pode trazer mais justiça e transparência para esse segmento", avalia.

Paschoini destaca, porém, que a Reforma Tributária ainda precisa ser aprovada pelo Legislativo e sancionada pelo Executivo, o que pode demorar alguns meses ou até anos. Além disso, ele alerta que a proposta pode sofrer alterações durante o processo. "É preciso acompanhar de perto as discussões e os desdobramentos da Reforma Tributária, pois ela pode impactar diretamente a vida dos profissionais liberais", recomenda.

Conheça o nosso site: https://www.paschoini.adv.br/

  • Sobre o autorEscritório de advogados especializados em diversas áreas do Direito Moderno
  • Publicações8
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações97
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reforma-tributaria-profissionais-liberais-terao-aliquota-menor-no-iva/2034844451

Informações relacionadas

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 7 meses

STF vai decidir se entidades fechadas de previdência complementar devem contribuir com PIS/Cofins

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 7 meses

STF decide que imunidade tributária no processo de exportação depende de lei complementar

Samuel Dipp, Advogado
Artigoshá 5 anos

Como é realizado a dosimetria da multa na Lei Anticorrupção?

Juri Descomplica, Bacharel em Direito
Artigoshá 3 anos

Quem tem direito à revisão do Pis/Pasep?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)