Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Regido por norma específica, funcionamento de farmácias em feriados é mantido em Lajeado (RS)

    há 9 anos

    O Sindicato dos Empregados no Comércio de Lajeado (RS) não conseguiu obter na Justiça do Trabalho a garantia do direito dos empregados de não prestar trabalho ou ser convocados para tal nos feriados federais, municipais e estaduais. A Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho considerou que, apesar de as farmácias hoje em dia venderem mais produtos comerciais do que remédios, trata-se de serviço de prestação continuada.

    Na ação civil pública ajuizada na 1ª Vara do Trabalho de Lajeado, o sindicato argumentou que cerca de 40% da receita bruta das farmácias são provenientes da venda de produtos que não são medicamentos, como cosméticos, bebidas, revistas e cartões de telefone. Por isso, deveriam estar sujeitas às regras aplicáveis ao comércio em geral, que estabelecem condições para a utilização de mão de obra nos feriados, como a previsão em norma coletiva.

    O Juiz de origem julgou improcedente o pedido. Ele avaliou que o normal, de fato, é não trabalhar em feriados. No entanto, devem ser respeitadas as peculiaridades de atividades em que o funcionamento deve ser ininterrupto, tendo em vista o interesse público envolvido. O Tribunal Regional do Trabalho da 4º Região (RS) reiterou a sentença, entendendo que o atendimento ao público deve ser contínuo devido à função social do estabelecimento.

    Em recurso ao TST, o sindicato sustentou que a não concessão de folga nos feriados viola o princípio da isonomia em relação aos demais trabalhadores do comércio e os dispositivos da CLT que regem a matéria. Para a entidade, seria necessário o estabelecimento de rodízio entre os empregados para o trabalho nos feriados.

    O ministro Márcio Eurico Vitral Amaro, relator do recurso o, destacou que o artigo , caput, do Decreto 27.048/49 (que regulamenta a Lei 605/49) concede, em caráter permanente, permissão para o trabalho em feriados nas farmácias. "Existindo norma específica em vigor para o trabalho em farmácias nos feriados, não há como divisar violação de artigos da CLT", concluiu. Com relação ao rodízio, o ministro verificou que o pedido não constou da inicial da ação civil pública.

    A decisão foi unânime.

    (Paula Andrade/CF)

    Processo: RR-418-63.2013.5.04.0771

    O TST possui oito Turmas julgadoras, cada uma composta por três ministros, com a atribuição de analisar recursos de revista, agravos, agravos de instrumento, agravos regimentais e recursos ordinários em ação cautelar. Das decisões das Turmas, a parte ainda pode, em alguns casos, recorrer à Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SBDI-1).

    Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
    Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
    Secretaria de Comunicação Social
    Tribunal Superior do Trabalho
    Tel. (61) 3043-4907
    secom@tst.jus.br
    • Publicações14048
    • Seguidores634391
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações73
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/regido-por-norma-especifica-funcionamento-de-farmacias-em-feriados-e-mantido-em-lajeado-rs/263906874

    Informações relacionadas

    Correio Forense
    Notíciashá 9 anos

    Regido por norma específica, funcionamento de farmácias em feriados é mantido

    Correio Forense
    Notíciashá 9 anos

    Regido por norma específica, funcionamento de farmácias em feriados é mantido em Lajeado (RS)

    Tribunal Superior do Trabalho
    Jurisprudênciahá 8 anos

    Tribunal Superior do Trabalho TST - EMBARGOS DECLARATORIOS RECURSO DE REVISTA: ED-RR XXXXX-63.2013.5.04.0771

    Minha Empresa Pode Funcionar Aos Domingos?

    Notíciashá 11 anos

    TST mantém decisão que impede funcionamento de supermercados em feriados em MG

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)