Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Regulamentação da profissão de designer pode seguir a sanção

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (12), projeto que regulamenta a profissão de designer. O PLC 24/2013, do deputado Penna (PV-SP), determina que somente os titulares de curso superior, ou pessoas com experiência mínima de três anos até a data de publicação da lei, possam exercer a profissão de designer. Se não houver recurso para votação em Plenário, a proposta seguirá para a sanção presidencial.

Pela proposta, fica vedada a entrada no mercado de trabalho de pessoas sem a adequada qualificação para realizar atividades envolvendo desenhos industriais, pesquisa, magistério, consultoria e assessoria, conexas aos desenhos. Além disso, o fruto do trabalho do designer passa a ser protegido pela Lei dos Direitos Autorais.

Os diplomas de graduação que serão considerados válidos são os emitidos pelos cursos de Comunicação Visual, Desenho Industrial, Programação Visual, Projeto de Produto, Design Gráfico, Design Industrial, Design de Moda e Design de Produto, reconhecidos pelo Ministério da Educação.

O projeto prevê punição para a pessoa física ou jurídica que usar a denominação designer ou empresa de design sem cumprir os critérios estabelecidos na lei. A pena será advertência, após denúncia ao órgão fiscalizador, com um prazo de 180 (cento e oitenta) dias para regularizar sua situação. Esgotado esse prazo, a pessoa ou empresa que permaneça em desacordo estará sujeita às sanções previstas na Lei das Contravencoes Penais (Decreto-Lei 3.688/1941).

Para o relator da proposta, senador Paulo Davim (PV-RN), a proposta representa um avanço nas relações entre capital e trabalho.

  • Publicações30288
  • Seguidores632696
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações529
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/regulamentacao-da-profissao-de-designer-pode-seguir-a-sancao/151268007

Informações relacionadas

Simão Gonçalves, Advogado
Artigoshá 9 meses

Como Criar um Contrato de Prestação de Serviços de Design Gráfico?

Âmbito Jurídico
Notíciashá 8 anos

Vigilância privada desarmada não necessita de autorização da Policia Federal para exercer suas funções

Câmara dos Deputados
Notíciashá 7 anos

Projeto regulamenta profissão de designer

Lucas Melo Lima, Advogado
Modeloshá 8 anos

[Modelo] Contrato de Permuta de Bens com Torna

Milviane Arruda, Advogado
Artigoshá 8 anos

Breves considerações sobre o Contrato de Prestação de Serviço do Designer Gráfico

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)