Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Regulamentação de convenção da OIT sobre servidores é tema de audiência

    A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público realiza hoje audiência pública para discutir a regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que normatiza, entre outros temas, o direito de organização e estabelece o princípio de negociação coletiva para servidores públicos. O debate foi proposto pela deputada Fátima Pelaes (PMDB-AP).

    A convenção foi ratificada pelo Congresso Nacional em 2010, juntamente com a resolução 159 que fixa normas sobre direitos preferenciais ou exclusivos de determinadas organizações de trabalhadores e estabelece a previsão legal acerca dos órgãos competentes para negociar em nome do Executivo.

    Ao promulgar os textos, o Congresso Nacional fez duas ressalvas. A primeira estende a expressão "pessoas empregadas pelas autoridades públicas”, constante da Convenção, aos servidores regidos por leis estaduais e municipais e àqueles contratados pela CLT. Na outra ressalva, restringe a aplicação da convenção às organizações de trabalhadores constituídas nos termos do artigo da Constituição, que estabelece as normas para associação profissional ou sindical.

    Descumprimento de prazo

    Fátima Pelaes argumenta que o governo brasileiro já descumpriu o prazo de um ano para regulamentar a convenção. Ela lembra que há duas propostas em discussão no governo - uma elaborada pelo Ministério do Trabalho e outra, pelo Ministério do Planejamento, elaboradas com entidades sindicais diferentes e com pontos de divergência.

    Segundo a deputada, “milhares de servidores públicos das esferas federais, estaduais e municipais aguardam ansiosamente esta regulamentação” para que se cumpra o direito efetivo à representação sindical e à negociação coletiva.

    Convidados

    Foram convidados para o debate:

    - o secretário de realçoes do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Zilmara David de Alencar;

    - o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Duvanier Paiva Ferreira; - o presidente da União Geral dos Trabalhadores, Ricardo Patah;

    - o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva;

    - o presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores, José Calixto Ramos;

    - o presidente Central Geral dos Trabalhadores, Antônio Fernandes dos Santos Neto;

    - o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras, Wagner Gomes;

    - o presidente da Central única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique da Silva Santos;

    - o presidente da Confederação dos Servidores Públicos, João Domingos Gomes dos Santos;

    - o presidente Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis, Janio Bosco Gandra; e

    - o secretário-executivo da Central Sindical e Popular, José Maria de Almeida.

    A audiência está marcada para as 14h30, no Plenário 3.

    • Publicações504
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações84
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/regulamentacao-de-convencao-da-oit-sobre-servidores-e-tema-de-audiencia/2915926

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)