Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Rejeitados quatro projetos que caracterizam aborto como crime hediondo

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 13 anos

    Paulo César: aborto é abominável, mas aumento do rigor da pena não é solução. A Comissão de Seguridade Social e Família rejeitou nesta quarta-feira quatro projetos de lei que incluem o aborto entre os crimes hediondos. As propostas seguem para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e depois para o Plenário.

    A comissão acolheu parecer do relator, deputado Dr. Paulo César (PR-RJ). Para ele, o aborto é um crime abominável, mas sua caracterização como hediondo não terá o condão de impedir quem quer que seja de cometê-lo.

    O deputado afirma também que o simples rigor das penas igualmente não tem o condão de prevenir o aumento da criminalidade, como já é entendimento pacífico por todos os operadores do direito. Segundo ele, é a certeza da punição e não o tamanho da pena que inibe a ação criminosa.

    Os projetos rejeitados foram: 4703/98, do ex-deputado Francisco Silva (RJ); 4917/01, do deputado Givaldo Garimbão (PSB-AL); 7443/06 , do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ); e 3207/08, do ex-deputado José Martini (MG). Os três últimos tramitam apensados ao mais antigo, que é o 4703/98.

    De modo geral, os autores argumentam que que o direito à vida é inviolável e garantido pela Constituição. "Matar um inocente é um crime abominável", diz Francisco Silva.

    Crimes hediondos

    O crime hediondo é insuscetível de anistia, graça, indulto e fiança. A pena para o crime hediondo deve ser cumprida inicialmente em regime fechado. Pode haver progressão de regime, graças a uma decisão do STF, que considerou inconstitucional o cumprimento integral da pena em regime fechado, como previa a lei.

    A Lei 8.072/90 define como hediondos os crimes de latrocínio, homicídio praticado por grupos de extermínio, extorsão qualificada por morte, extorsão mediante sequestro, estupro, atentado violento ao pudor, disseminação de epidemia que provoque morte, envenenamento de água potável ou de substância alimentícia ou medicinal causando morte, e genocídio.

    Íntegra da proposta: PL-4703/1998

    • Publicações97724
    • Seguidores268373
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações472
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rejeitados-quatro-projetos-que-caracterizam-aborto-como-crime-hediondo/2850774

    Informações relacionadas

    Galvão & Silva Advocacia, Advogado
    Artigoshá 11 meses

    Crimes Hediondos: Uma Análise Detalhada das Infrações Mais Graves

    Questões Inteligentes Oab, Agente Publicitário
    Artigoshá 8 anos

    Aborto – O que diz a lei

    Dos direitos do nascituro e do embrião no Direito Brasileiro

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 13 anos

    Quais são os elementos do crime culposo? - Denise Cristina Mantovani Cera

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)