Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    RELATOR DO PL 4363/12 APRESENTA SEU PARECER E PROPÕE A (RE)CRIAÇÃO DO "ARASTÃO"

    Com emendas fortes: possibilidade de opção por vencimento e 65% da função ao servidor com cargo em comissão e a criação da promoção sem obedecer interstício mínimo ou sequência de padrão, Policarpo (PT-DF) apresenta seu parecer.

    Por José Ailton Pinto*

    O Deputado Federal Policarpo (PT-DF), relator do PL 4363/12 na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara, apresentou hoje, segunda-feira (29) seu parecer pela aprovação do projeto, que reajusta a GAJ (Gratificação de Atividade Judiciária) de 50% para 100%. Em seu voto o Deputado aceita as emendas da Deputada Andreia Zito (PSDB-RJ) e do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), e rejeita todas as emendas do Deputado Reinaldo Azambuja (PSDB-MS).

    O Relator esclarece que, pela proposta, o § 1º do art. 4º dessa lei passará a estabelecer que o Analista Judiciário – Área Judiciária, incumbido da execução de mandatos e da prática de atos processuais de natureza externa, será enquadrado em especialidade, propondo, através de emenda, que o termo correto da especialidade é “Oficial de Justiça Avaliador Federal” e não como constou no projeto original: “Oficial de Justiça Avaliador da União”.

    Argumenta que a proposição em foco, também altera a denominação da gratificação prevista no art. 11, de “Gratificação de Atividade Judiciária” para “Gratificação Judiciária”, cuja importância é de refletir sua incorporação aos proventos de aposentadoria e ao valor das pensões, em consonância com os arts. e , § 1º, da Lei nº 10.887, de 18 de junho de 2004.

    O relator apresentou, também, emendas para que o servidor de carreira e o cedido ao Poder Judiciário, investidos em Cargo em Comissão, possa escolher a remuneração de seu cargo efetivo ou emprego permanente, acrescida de 65% (sessenta e cinco por cento) do valor da comissão.

    Outra emenda polêmica, apresentada pelo Relator, é a possibilidade de promoção, que seria a movimentação, por interesse do serviço, do servidor de qualquer padrão para outro padrão estabelecido, pertencente a qualquer classe, independente de interstício.

    O SINDJUFEMS está enviando, nesta quarta-feira, seu Coordenador Geral Antônio Cezar Medina para a reunião com todos os sindicatos e com a Fenajufe para avaliar a situação posta atualmente, que é o risco de nosso acordo com o Presidente do STF se tornar uma mera armação, fazendo com que o PL 4363/2012 seja mais um engodo que o Judiciário e o Executivo passaram no Servidor do Judiciário.

    * José Ailton Pinto é servidor da Justiça Federal em Campo Grande e Coordenador Jurídico do SINDJUFEMS.

    • Publicações2467
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações64
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/relator-do-pl-4363-12-apresenta-seu-parecer-e-propoe-a-re-criacao-do-arastao/100153192

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)