Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Repescagem não valerá para candidatos que não compareceram à 2ª fase da OAB

Publicado por Patricia Francisco
há 10 anos

Segundo informações confirmadas pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), candidatos que não compareceram à prova de 2ª fase do XII Exame de Ordem não terão direito ao reaproveitamento de seus resultados no XIII Exame. Apenas examinandos que participaram da prova prático-profissional e foram reprovados estão automaticamente classificados para a 2ª fase da próxima prova.

Ainda de acordo com a Ordem, candidatos já classificados para a prova prático-profissional terão de pagar taxa de inscrições com menor valor do que os demais examinandos. A quantia exata, no entanto, ainda não foi confirmada.

O XIII Exame de Ordem é a primeira avaliação da OAB que contará com candidatos apenas na 2ª fase. A recente mudança está prevista no Provimento 156/2013. Além de abrir inscrições para estudantes dos dois últimos semestres dos cursos de Direito, a nova regra estabelece o critério de “repescagem”, onde o examinando aprovado na 1ª fase e reprovado na 2ª, poderá entrar diretamente na 2ª fase do próximo Exame.

Divulgado no início do ano pela OAB, o calendário para 2014 prevê que o edital completo do XIII Exame de Ordem da OAB deve ser divulgado nesta quinta-feira (27/2). As inscrições permanecerão abertas até o dia 11 de março e a prova objetiva deve ser aplicada no dia 13 de abril. A 2ª fase deve acontecer no dia 1º de junho.

Por Igor Truz

FONTE:http://ultimainstancia.uol.com.br/exame-OAB/repescagem-nao-valera-para-candidatos-que-nao-comparecerama2a-fase-da-oab/

  • Publicações167
  • Seguidores56
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3802
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/repescagem-nao-valera-para-candidatos-que-nao-compareceram-a-2-fase-da-oab/113722975

Informações relacionadas

Sibeli Inêz Fogaca, Estudante de Direito
Modeloshá 2 anos

[Modelo] Exceção de incompetência territorial trabalhista (ratione loci)

Tribunal Superior do Trabalho
Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal Superior do Trabalho TST - RECURSO DE REVISTA: RR XXXXX-08.2017.5.03.0097

Luiz Fernando Pereira Advocacia, Advogado
Artigoshá 9 anos

Matérias não previstas no edital num concurso público podem ser cobradas?

Pedro Henrique Ferencz, Estudante
Modeloshá 7 anos

Mandado de Segurança - Exame de Ordem

Questões Inteligentes Oab, Agente Publicitário
Notíciashá 7 anos

Ele nunca desistiu: candidato é aprovado após fazer 21 vezes a prova da OAB

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Considero injusto que candidatos que foram aprovados na 1ª fase (objetiva) e que não puderam participar da 2ª fase por motivos alheios a sua vontade sejam excluídos da 2ª fase do exame imediatamente subsequente. Por exemplo se um candidato no dia da prova de 2ª fase sofrer um acidente e ficar lesionado gravemente, ele tem como justificar a sua ausência, ou não? Se tiver tido uma mal súbito (desmaio? For assaltado na porta do local onde vai realizar a prova? o Atestado medico e o BO são documentos que podem comprovar tal fato. Bem o que gostaria de saber é se nesse casos a OAB não considera o motivo para que o examinando possa fazer a 2ª fase no exame subsequente? continuar lendo