jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Requerimento ao Delegado

Publicado por Advandressa Xavier
há 6 anos
0
0
0
Salvar

Durante o curso do IP, uma série de requerimentos pode ser formulada ao Delegado de polícia.

Arrolar-se-á os mais comuns, ressalvando que, de acordo com a situação concreta fornecida pelo enunciado do problema.

Previsão legal

1 – pedido de arbitramento de fiança – art. 322 CPP.

Art. 322. “A autoridade policial somente poderá conceder fiança nos casos de infração cuja pena privativa de liberdade máxima não seja superior a 4 (quatro) anos”.

2 – pedido de instauração de IP – art. , II CPP.

Art. 5º ”Nos crimes de ação pública o inquérito policial será iniciado:

II - mediante requisição da autoridade judiciária ou do Ministério Público, ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo”.

3 – pedido de realização de exame de corpo e delito – arts. 14 e 158 do CPP.

Art. 14. O ofendido, ou seu representante legal, e o indiciado poderão requerer qualquer diligência, que será realizada, ou não, a juízo da autoridade.

Art. 158. Quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado.

4 – pedido de acareação – arts. 14 e 229 CPP

Art. 14. O ofendido, ou seu representante legal, e o indiciado poderão requerer qualquer diligência, que será realizada, ou não, a juízo da autoridade.

Art. 229. A acareação será admitida entre acusados, entre acusado e testemunha, entre testemunhas, entre acusado ou testemunha e a pessoa ofendida, e entre as pessoas ofendidas, sempre que divergirem, em suas declarações, sobre fatos ou circunstâncias relevantes.

5 – pedido de oitiva de testemunhas – arts. 14 e 202 do CPP

Art. 14. O ofendido, ou seu representante legal, e o indiciado poderão requerer qualquer diligência, que será realizada, ou não, a juízo da autoridade.

Art. 202. Toda pessoa poderá ser testemunha.

A restituição de coisas apreendidas, previstas no art. 120 do CPP, também pode, em determinadas circunstâncias, ser requerida ao delegado de polícia.

Art. 120. A restituição, quando cabível, poderá ser ordenada pela autoridade policial ou juiz, mediante termo nos autos, desde que não exista dúvida quanto ao direito do reclamante.

Quando é cabível

Nas situações mencionadas nos artigos retro mencionados.

OBS. Importante observar que, no tocante ao pedido de arbitramento de fiança, que este só deverá ser dirigido à autoridade policial no caso de infração cuja pena privativa de liberdade máxima não seja superior a 04 anos.

Nos demais casos, o arbitramento da fiança deverá ser requerido ao juiz.

Qual o prazo

Não há prazo previsto

A quem é dirigido

É dirigido ao delegado de polícia que presidir o IP

Quem é legitimado

O legitimado é o interessado na medida.

O que deve pedir

O arbitramento da fiança, a instauração do inquérito, a restituição do bem ou a confecção da prova, de acordo com a situação que ensejou o pedido.

Reitere-se este são os requerimentos mais comuns, mas, dependendo do caso concreto, outros podem ser formulados. A estrutura da peça, entretanto, permanece a mesma.

Processamento

O pedido deve ser dirigido, mediante simples petição, ao delegado de polícia.

  • Publicações1
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações283
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/requerimento-ao-delegado/639944384
Fale agora com um advogado online