Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Resultado de concurso público deve ter ampla divulgação

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 16 anos

    A administração pública não pode exigir que o candidato, aprovado em concurso público, fique permanentemente fazendo a leitura sistemática do Diário Oficial por prazo indeterminado, para verificar se já foi nomeado. A convocação deve ser feita também em jornais diários de grande circulação, e não há obstáculo para a convocação pessoal dos candidatos por outro meio de comunicação.

    Com este entendimento, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso concedeu, por unanimidade, liminar em mandado de segurança a uma candidata que foi aprovada em concurso público estadual e se apresentou fora do prazo previsto porque não foi notificada do ato de posse.

    A impetranteimpetrou mandado de segurança junto ao TJMT contra o Estado e a Secretaria de Estado de Administração alegando descumprimento do princípio da publicidade, já que a sua nomeação foi publicada apenas no Diário Oficial do Estado. A decisão em Segundo Grau determinou que seja expedida nova nomeação, com prazo para apresentação de documentos e a consequente anulação do ato da Secretaria que tornou sem efeito a nomeação da impetrante. A decisão foi em sintonia com o parecer ministerial.

    Consta dos autos que em consulta à Secretaria de Estado de Administração a impetrante foi informada, por meio de um ofício datado de setembro de 2007, que a sua nomeação já havia sido publicada no Diário Oficial do Estado e, por causa de seu não comparecimento à posse, fora expedido o Ato nº. 4.923 /2005, tornando sem efeito a sua nomeação.

    Em sua defesa, a Secretaria de Administração alegou que cumpriu a norma constitucional que determina a publicação em órgão oficial e não há, no caso, imposição normativa que determine o envio de qualquer comunicação direta e pessoal a respeito do ato de nomeação. Ressaltou ainda que a Administração Pública observou a impessoalidade do ato, evitando-se um tratamento diferenciado entre os candidatos.

    Para o relator do recurso, desembargador Mariano Alonso Ribeiro Travassos, não é justo, nem coerente, comunicar nomeação de candidatos somente via Diário Oficial, se não há nenhum impedimento da convocação pessoal dos aprovados por telegrama ou carta com aviso de recebimento (AR). O magistrado explicou que a realidade social brasileira demonstra que um cidadão comum não tem o hábito de ler esse tipo de documento. Informou que o parágrafo primeiro do artigo 15 da Lei Complementar nº 04 /90 há muito já estendeu a forma de divulgação aos jornais de maior circulação.

    O magistrado acatou a argumentação da impetrante quanto à obrigação da administração em dar ampla publicidade de seus atos sob pena de violação do princípio da publicidade inserido no artigo 37 da Constituição Federal . Enfatizou que o acesso às informações do concurso e dos atos subseqüentes por outros meios, além do Diário Oficial, não significa concessão de privilégios, ao contrário, propicia maior publicidade do ato administrativo, sendo de importância primordial a sua ampla divulgação.

    Processo: Mandado de Segurança nº 83966/2007

    • Publicações8583
    • Seguidores176
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações186
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/resultado-de-concurso-publico-deve-ter-ampla-divulgacao/67630

    Informações relacionadas

    Breno Zatiti, Advogado
    Artigosano passado

    Candidato deve ter acesso às notas de concurso público ou vestibular

    Superior Tribunal de Justiça
    Notíciashá 10 anos

    Aprovados em concurso que não viram convocação exclusiva no Diário Oficial têm direito à nova convocação

    Rafael Kolonetz, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Modelo simples - Recurso Administrativo - Prova objetiva - Resultado preliminar

    Petição Inicial - TJSP - Ação de Anulação do Pedido de Exoneração e Reintegração ao Quadro Funcional com Pedido de Tutela de Urgência c/c Indenização por Danos Materiais e Morais - Procedimento Comum Cível

    Divulgado resultado preliminar de avaliação de títulos de concurso em Formosa

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)