Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2024

Revisões nas aposentadorias dos profissionais da educação podem aumentar seus benefícios.

Além do aumento, esses profissionais também podem receber uma segunda aposentadoria

há 2 anos

O encaminhamento de benefícios previdenciários não tem sido uma tarefa fácil diante das várias modificações nas leis que aconteceram nos últimos anos. Na área do ensino, não é diferente. Com frequência acontece de os profissionais da educação optarem por uma espécie de aposentadoria de menor valor quando poderiam se aposentar com outra, mais vantajosa ou, então, se obrigam a trabalhar mais tempo que o necessário para conseguirem se aposentar.

“É importante salientar que a aposentadoria é o último salário que a pessoa irá receber e, não é incomum acontecer um cálculo mal feito, ou um erro no sistema, ou até mesmo a não entrega de todos os comprovantes de contribuição previdenciária e ainda, alguma atividade exercida pode não ter sido reconhecida no momento de conceder a aposentadoria. Esses fatores podem influenciar negativamente para que os profissionais recebam um salário abaixo do que deveria. Por isso, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), permite que seja solicitada a revisão da aposentadoria. Assim, há chances de conseguir um aumento no benefício”, explica o advogado previdenciarista, Carlos Alberto Calgaro.

No caso dos profissionais da educação, vários são os relatos de professores e professoras que ocuparam funções de direção da unidade escolar, coordenação e assessoramento pedagógico que tiveram esse período de trabalho desconsiderado em aposentadorias.

O advogado ressalta que o Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu que também tem direito à aposentadoria do professor não apenas àquele que desenvolve atividade em sala de aula (regência de classe), mas também o profissional que faz a preparação de aulas, correção de provas, atendimento aos pais e alunos, coordenação e assessoramento pedagógico e, direção de unidade escolar, desde que exercidos em estabelecimentos de ensino básico e por professores de carreira. “Assim, estes profissionais se já aposentados, podem estar verificando se cabe uma revisão em seus benefícios, aumentando o valor ou, se ainda não se aposentaram, podem pleitear uma aposentadoria especial e assim, se aposentar antes de muitas outras profissões”, explica o advogado.

Além disso, existem situações em que o professor pode receber duas ou mais aposentadorias e vários deles não sabem disso. Isto é possível quando se trabalha em escola particular e em escolas públicas, mesmo sendo no mesmo período, contribuindo para dois ou mais regimes de previdência.

Todos esses contratempos são evitados por meio do planejamento previdenciário, que consiste na organização e preparação pré-aposentadoria para o segurado se aposentar de forma mais rápida e com melhor benefício. Um cálculo previdenciário ajuda nesta preparação

Felizmente, a orientação de advogado previdenciarista, com experiência na área, pode auxiliar nesta jornada pela busca da fórmula ideal para conseguir a aposentadoria mais vantajosa e, também, para verificar a viabilidade de se realizar pedido de revisão de benefício para aumentar o seu valor.

Fonte: Andrieli Trindade - Jornalista /Calgaro Advogados Associados - OAB-SC 3420

Carlos Alberto Calgaro - Advogado especialista em Direito Previdenciário - OAB-SC 12375 - contato@calgaro.adv.br

www.calgaro.adv.br

WhatsApp: 49 . 99909 3533

  • Publicações157
  • Seguidores23
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações56
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/revisoes-nas-aposentadorias-dos-profissionais-da-educacao-podem-aumentar-seus-beneficios/1666455855

Informações relacionadas

Martins Advogados Associados, Advogado
Artigoshá 3 anos

Revisão de aposentadoria de professor – quem tem direito

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)